sábado

, 20 de abril de 2024

Há 60 anos, Conselheiro Lafaiete celebrava a Coroação Pontifícia da padroeira do município

16 de agosto de 2023 Arquidiocese

Há 60 anos, um grande evento marcava a Coroação Pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Conceição como padroeira do município de Conselheiro Lafaiete (MG). O evento que parou a cidade foi realizado no dia 15 de agosto de 1963, uma quinta-feira, após concessão do Papa João XXIII.

De acordo com o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Padre Geraldo Gabriel Pinto, consta nos registros da paróquia que a Coração Pontifícia contou com a participação do então arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira e do Cardeal Dom Carlos Vasconcelos Mota, além de vários bispos, padres, seminaristas e autoridades municipais e do estado.

O então governador Magalhães Pinto também esteve presente na cidade para participar do evento, considerado à época como o maior ato religioso já realizado em Conselheiro Lafaiete. Na ocasião, a imagem de Nossa Senhora da Conceição recebeu uma coroa desenhada por uma menina de 14 anos, chamada Beatriz Lopes Vieira, na ocasião aluna do Colégio Nazaré, depois projetada pelo artista e professor Celestino Roig e em seguida confeccionada em ouro por um joalheiro de Belo Horizonte chamado Raimundo Viana.

Foto: Arquivo Mauro Dutra de Faria.

Em 2021, a coroa foi registrada como patrimônio do município pela Secretaria Municipal de Cultura devido à relevância de suas características históricas, simbólicas e estilísticas e por sua importância como marco cultural.

Comemoração

Para marcar os 60 anos da Coroação Pontifícia, no domingo, 20 de agosto, às 14h, haverá uma carreata partindo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição conduzindo a imagem da padroeira do município em direção ao Poliesportivo Municipal. Às 15h, haverá missa no Poliesportivo Municipal com a participação de todas as paróquias da Forania de Conselheiro Lafaiete.

Após a celebração, coroação a Nossa Senhora e em seguida, apresentação musical.

Texto: Lafaiete Agora

Fotos: Arquivo Mauro Dutra de Faria

Agenda