sábado

, 20 de abril de 2024

Hino da Jornada Mundial da Juventude de 2023 é divulgado

28 de janeiro de 2021 Igreja no Brasil

Foi apresentado, nesta quarta-feira (27), o hino Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Com letra do padre João Paulo Vaz, da Diocese de Coimbra, em Portugal, e a música de Pedro Ferreira, o hino, intitulado “Há pressa no ar”, foi inspirado pelo lema da JMJ Lisboa 2023 que é “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). A canção foi escolhida dentre a mais de uma centena recebidas das diversas regiões de Portugal.

Autores

Padre João Paulo Vaz, da diocese de Coimbra, recebeu a notícia que a música de sua autoria foi escolhida no mês em que completou 25 anos de sacerdócio. Ele partilhou que foi tomado por uma alegria imensa ao receber o telefonema com a notícia. “As Jornadas Mundiais da Juventude são, para mim, um marco na minha vida”, revelou.

Já o músico Pedro Ferreira, que tem relação com a música desde os 13 anos, afirmou que receber a notícia da escolha “foi um transbordar, foi ver que algo que tinha surgido numa pequena sala, num pequeno espaço depois ia ganhar asas, ia voar”.

Partiu apressadamente

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, em 2023. A frase bíblica dá início ao relato da Visitação de Maria a sua prima Isabel, um episódio bíblico que se segue à Anunciação, tema da última JMJ, na Cidade do Panamá.

Na construção da letra, padre João Paulo quis fazer uma ponte com a JMJ do Panamá, que também teve um tema mariano, e utilizou também os temas propostos para cada ano. A música ainda sofreu ajustes, mas mantendo a letra. Posteriormente foi indicada a inclusão de mais uma estrofe com uma referência a Isabel. Maria saiu apressada para ir ao encontro de sua parenta “e nós saímos apressados para ir ao encontro de tantos com tantos nomes também”, destacou.

Assista como foi a apresentação:

 

* Com informações da CNBB

Agenda