sábado

, 31 de agosto de 2024

História da Arquidiocese e os candidatos a santos marcam segundo dia da Semana Dom Luciano

28 de agosto de 2024 Arquidiocese

Nesta terça-feira, 27 de agosto, o segundo dia da VII Semana Dom Luciano foi marcado por comunicações sobre a história da Arquidiocese de Mariana e testemunhos de fé sobre os veneráveis e Servos de Deus desta Igreja Particular. A vida e martírio da Beata Isabel Cristina também foi destaque.

Na data, recordou-se também os 18 anos do falecimento do quarto Arcebispo Metropolitano, Dom Luciano Mendes de Almeida, patrono do evento acadêmico e da instituição de ensino promotora.

Comunicações

A tarde da terça-feira foi dedicada às apresentações das pesquisas e trabalhos que abordam as temáticas religiosas, artísticas e históricas. Abrindo a sessão, a Mª. Gyovana Machado falou sobre sua pesquisa “Religiosidade barroca e devoção cotidiana: dispositivos de experimentação na capelania aos presos (Vila Rica, 1736-1793)”. Na sua fala, ela trouxe os aspectos religiosos do período barroco e as características do ofício do Capelão Padre Luiz Antônio Machado.

Em seguida, Breno Vinícius Marques dos Reis, apresentou o tema “A Pintura de Perspectiva em Ataíde: panorama histórico, estilístico e técnico”. O comunicador abordou sobre as perspectivas de seu trabalho de pesquisas na área artística de Ataíde, especialmente, a partir, das obras nos forros das igrejas de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG); de Nossa Senhora do Rosário, em Mariana (MG); e a Matriz de Santo Antônio, em Ouro Branco (MG).

Na terceira comunicação, Ana Amélia Gimenez Dias tratou do tema “Capelães em tempos de laicização: a atuação de sacerdotes da Arquidiocese de Mariana e o papel da religião no exército brasileiro”. O trabalho é fruto de sua pesquisa sobre a atuação dos padres da Arquidiocese de Mariana no exército brasileiro, relacionando Igreja, Exército e Estado.

No segundo bloco de comunicações, Alessandra Borges de Almeida expôs sobre “A singularidade do Menino Jesus adormecido nos braços de imagens sacras questionada como iconografia real”. O objetivo do estudo é concluir se tais imagens são feitas como forma de expressão de um determinado artista ou se são realizadas a partir de normas já estabelecidas.

Por sua vez, o discente do 2º Período de filosofia da FDLM, Andrey Soares, falou sobre a elevação da Catedral de Mariana à Basílica Menor. Na oportunidade, ele explicou os significados de tal elevação e como foram as comemorações no recebimento desse título, concedido pelo Papa Paulo VI durante o Arcebispado de Dom Oscar de Oliveira, em 27 de novembro de 1963.

Na última comunicação do dia, o seminarista Nilo da Silva Neto, bacharel em filosofia pela FDLM e discente de teologia no ITSJ, falou sobre “O frontispício em azulejo do seminário de Mariana: uma análise iconográfica a partir de uma leitura histórica da Igreja do século XX”. A partir da representação presente na fachada do Seminário São José, em Mariana, ele interligou as relações existentes entre o frontispício e os diversos acontecimentos históricos da Igreja na época.

Projeto Memórias

Durante a noite, o Diretor Acadêmico da FDLM, Prof. Dr. Pe. Edvaldo Antônio de Melo, expôs aos presentes o “Projeto Memória”. Ele ressaltou a importância da Semana Dom Luciano e apresentou as publicações frutos do projeto, especialmente, o livro recém-lançado sobre Dom Silvério Gomes Pimenta.

Candidatos a santos da Arquidiocese de Mariana

Logo após a apresentação das publicações, o Bispo Auxiliar de Goiânia (GO), Dom Danival Milagres Coelho, apresentou a história da Beata Isabel Cristina, primeira beata da Arquidiocese de Mariana. Na fala, ele frisou o seu grande exemplo de vida e martírio a partir dos relatos das testemunhas de seu processo de beatificação.

O processo de beatificação de Isabel Cristina foi primeiramente incentivado pelo Padre Geraldo Cifani, em Juiz de Fora (MG), cidade onde a jovem foi martirizada. Em 26 de janeiro de 2001, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, Dom Luciano Mendes de Almeida, então Arcebispo de Mariana, abriu o processo de beatificação na fase diocesana.

Após o reconhecimento do martírio da beata Isabel Cristiana, no dia 10 de dezembro de 2022, foi realizada a cerimônia de beatificação.

A Semana Dom Luciano é realizada pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), em parceria com o Seminário São José e a Arquidiocese de Mariana, e se estende até o dia 30 de agosto.

Saiba mais sobre a Beata em: arqmariana.com.br/isabel-cristina/

Texto: Brenno Maciel de Paiva Rosa, discente do 2º período de filosofia da FDLM

Fotos: Caio Amora

Leia também:

Abertura da sétima Semana Dom Luciano destaca a importância da Arquidiocese de Mariana como produtora de conhecimento

Conferências sobre a Arquidiocese de Mariana e São Tomás de Aquino marcam primeira noite da Semana Dom Luciano

Arquidiocese de Mariana recorda os 18 anos do falecimento de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida

Dom Luciano: uma luz que foi morar lá no céu

Festa em memória à Beata Isabel Cristina tem início em Barbacena; conheça a novena