segunda-feira

, 23 de dezembro de 2024

História do Colégio Providência, em Mariana, é destaque na VII Semana Dom Luciano

29 de agosto de 2024 Arquidiocese

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, a programação do terceiro dia da VII Semana Acadêmica Dom Luciano recordou as instituições de ensino ligadas à Arquidiocese de Mariana. À ocasião, os participantes visitaram o Colégio Providência, em Mariana (MG), e conheceram a história da primeira instituição de educação feminina da cidade.

As irmãs chegaram em Mariana em 3 de abril de 1849, após uma solicitação do Venerável Dom Antônio Ferreira Viçoso. O início do Colégio data do acolhimento da primeira aluna pensionista em março de 1850. Durante o evento acadêmico, a diretora da instituição, Irmã Jane Carla Gomes de Souza, apresentou a história da chegada das irmãs ao Brasil e, especialmente, à cidade de Mariana.

Em sua fala, ela ressaltou a forte influência e preocupação de Dom Viçoso com a educação das mulheres. Por meio dele, a Congregação atravessou o oceano e passou a residir em Minas Gerais. Fatos sobre a viagem, as dificuldades vividas e o início da congregação por irmãs brasileiras foram os principais pontos de sua fala.

Logo após, os participantes conheceram o Museu do Colégio Providência, casa onde as primeiras irmãs residiram em Mariana. O acervo é composto por objetos de ex-alunos e das irmãs que moraram no local, além de peças litúrgicas usadas para as celebrações internas.

Ainda, no recinto da casa, encontra-se uma capela dedicada a Nossa Senhora da Encarnação, local de oração e reflexão utilizado pelas irmãs que residiram naquela época e visitado pelos participantes.

Cônego Raimundo Trindade: grande historiador da Arquidiocese

À noite, o Prof. Dr. Luiz Cláudio Alves dos Santos (UFOP) ministrou a conferência “Dos bandeirantes da fé ao status de Arquidiocese: a construção da narrativa histórica da Igreja Católica em Minas, sob a perspectiva do Cônego Raimundo Trindade”, destacando a figura do sacerdote como propagador da história da Arquidiocese.

Em sua fala, o professor Luiz Cláudio destacou o contexto em que viveu Cônego Raimundo e que influenciou a publicação de sua obra. Além disso, ele evidenciou a importância do primeiro bispo, Dom Frei Manuel da Cruz, e daqueles que conviveram com o presbítero, como Dom Silvério Gomes Pimenta e Dom Helvécio Gomes de Oliveira.

A VII Semana Dom Luciano Mendes é promovida pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), com o apoio do Seminário São José e da Arquidiocese de Mariana, e abre as comemorações dos 280 anos da criação da Diocese de Mariana, a ser celebrado em 2025.

A programação segue até esta sexta-feira, dia 30, e conta com diversas atividades que possuem o intuito de refletir sobre a história desta Igreja Particular, promovendo o conhecimento e o amor à Igreja de Mariana. Confira a programação completa.

Além da participação presencial, é possível também acompanhar a programação ao vivo pelo canal no YouTube da FDLM: Acesse aqui o link do YouTube

Texto: Gustavo Araújo Coelho, discente do 4º período de filosofia da FDLM

Fotos: Caio Amora

Leia também:

Abertura da sétima Semana Dom Luciano destaca a importância da Arquidiocese de Mariana como produtora de conhecimento

Conferências sobre a Arquidiocese de Mariana e São Tomás de Aquino marcam primeira noite da Semana Dom Luciano

Arquidiocese de Mariana recorda os 18 anos do falecimento de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida

História da Arquidiocese e os candidatos a santos marcam segundo dia da Semana Dom Luciano