sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Material “Hora da Família 2021” é lançado durante o 11º Simpósio Nacional das Famílias

31 de maio de 2021 Igreja no Brasil

Durante o 11º Simpósio Nacional das Famílias, realizado neste sábado (29), a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) lançou o Hora da Família 2021. Na ocasião, também foi comemorado os 25 anos do material informativo que apoia a Igreja em todo o País a celebrar a Semana Nacional da Família. O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, fez uma recordação sobre a história do subsídio e apresentou o tema que será celebrado entre os dias 8 e 14 de agosto deste ano: Alegria do amor na família.

A iniciativa de trazer este tema é para celebrar o Ano Família Amoris Laetitia, iniciado no dia de São José (19 de março). Em 2021, a Exortação Apostólica do Papa Francisco comemora cinco anos de lançamento. O casal Hermelinda e Arturo, que fizeram parte do Sínodo das Famílias, estão na capa do livreto acompanhados do Santo Padre. O material foi desenvolvido em parceria da Pastoral Familiar com diversos serviços e movimentos que trabalham com a espiritualidade familiar. “De norte a sul do Brasil, as paróquias, as famílias refletem, aprofundam e se catequizam através do Hora da Família” disse Káthia.

Na ocasião foi possível conhecer os casais que trabalharam na edição deste ano. Eles fizeram uma roda de conversa para trocar experiências de como foi escrever os temas e o que isso representou para cada um deles. Ronaldo e Tatiana, coordenadores do setor de pós-matrimônio da Pastoral Familiar nacional, relataram a sensação. “A Amoris Laetitia veio trazer essa grande contribuição. A gente não pode ser misericordioso, se faltar com a verdade. Ao mesmo tempo, podemos continuar sendo verdadeiros e justos com a Palavra de Deus, com a doutrina Católica e tendo compaixão, porque somos todos pecadores” disse Tatiana.

Além de Ronaldo e Tatiana, o casal Claudio e Corina, que colaboram no Encontro Matrimonial Mundial, Brito e Cris, representantes do movimento das Equipes de Nossa Senhora, Fernandes e Newmann, do Caminho Neocatecumenal, e Carlos e Viviani, do Movimento dos Focolares também compartilharam suas experiências. “O matrimônio que para frutificar é necessário morrer. E não é uma morte física, mas sim a morte do dia-a-dia, da própria vontade, do egoísmo, do saber cala. A gente deve sempre lembrar que vivemos em prol da felicidade da família e que devemos viver servindo a Deus e ao irmão”, disse Viviane, dos Focolares.

Saiba Mais

O material que anima as Semanas Nacionais da Família nasceu pela inspiração do Espírito Santo a Dom Rafael Cifuentes, um grande missionário das famílias. Em 1996, o Brasil se preparava para receber o Papa João Paulo II para a segunda edição do Encontro Mundial das Famílias, que se realizou no Rio de Janeiro, no ano seguinte, 1997.

O Hora da Família é um material com roteiros de reflexão e oração para fortalecer o trabalho de evangelização das famílias. Com suas propostas de aprofundamento dos ensinamentos da Igreja e testemunhos, o material também tem o intuito de fazer com que todas as pessoas compreendam o valor único e próprio da família; que sejam fortalecidos os laços familiares; e que cresça a espiritualidade familiar.

Incentivada pelo desejo do idealizador do Hora da Família, a Pastoral Familiar mantém a tradição de ter sempre a comunhão da Igreja Católica estampada na capa da publicação, por meio da imagem do Papa.

O Hora da Família do mês de agosto, que será vivenciado na Semana Nacional da Família, pode ser adquirido pelo aplicativo Estante Virtual ou pelo link: http://www.lojacnpf.org.br/hora-da-familia-snf-2021-pr-385-337337.htm. O valor é de R$ 3,80.

Para rever todo o debate, acesse:

Texto: Júlio e Kátia – agentes de comunicação do Regional Nordeste 3 da Pastoral Familiar para o portal Vida e Família

Revisão: André Luiz Gomes

Imagem: Reprodução YouTube

Leia aqui outras notícias da Igreja no Brasil e no Mundo

Agenda