sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

I Encontro das Comarcas será realizado na Comarca de Lafaiete

01 de novembro de 2019 Arquidiocese

Na próxima segunda-feira, (4) de novembro, será realizado o I Encontro das Comarcas na Faculdade de Direito, em Conselheiro Lafaiete, a partir das 12h. Este encontro será um seminário ampliado das Comarcas em que já foram instalado o Fórum Intermunicipal de Políticas Públicas para a Criança e ou Adolescente.

O evento tem como objetivo promover espaços de articulação e avaliação da implantação do Fórum Intermunicipal de Políticas Públicas para a Criança e Adolescentes nas Comarcas de Barbacena, Ponte Nova, Viçosa, Conselheiro Lafaiete, além de estimular a troca de experiências entre os atores da rede protetiva da Criança e do adolescente. “Ao propor o olhar para o momento atual das políticas públicas, esse primeiro encontro busca estimular análises da formulação, implantação, monitoramento e avaliação de políticas públicas na área da criança e adolescente  em suas múltiplas dimensões”, ressalta a coordenadora da Pastoral do Menor, Maria Auxiliadora de Fátima Costa. 

Histórico

Essa iniciativa foi idealizada, no ano de 2013, pela Pastoral da Criança e do Menor da Arquidiocese de Mariana, em parceria com as Varas da Infância e Juventude ou direção dos espaços forenses. “Mediante a convocação e o monitoramento efetivo dos juízes ao longo do processo de implantação, a Pastoral da Criança e do Menor, apresenta uma proposta metodológica para os municípios, juntamente com a sociedade civil, possam articular a rede protetiva e elaborar políticas públicas pertinentes a demanda local visando atender a criança e o adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social”, ressalta Maria Auxiliadora.

As comarcas de Congonhas, Mariana e Ouro Preto, Mariana, Congonhas já iniciaram o processo de implantação e a Comarca de Jequeri encontra-se em processo de retomada.

 

Agenda