sexta-feira

, 19 de abril de 2024

IAM do Regional Leste 2 realiza Assembleia Formativa e Eletiva

26 de abril de 2022 Igreja no Brasil

Entre os dias 22 e 24 de abril, foi realizada na Casa Comboniana Justiça e Paz, localizada em Contagem (MG), a Assembleia Estadual e Eletiva da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro, que ocorreu em formato híbrido com participantes presentes e à distância, reuniu coordenadores diocesanos, assessores das Províncias Eclesiásticas, a coordenação de Minas Gerais e a secretária Nacional da IAM, Irmã Antonia Vania Alves Sousa, com o objetivo de eleger a sua nova coordenação estadual.

A assembleia também contou com a presença do Secretário Executivo do Regional Leste 2 da CNBB, Padre Rodrigo de Souza da Silva.

Durante o evento foram discutidas várias temáticas, como as Diretrizes da IAM e os principais desafios e forças da caminhada missionária. Para as atividades da manhã e da tarde, no sábado, os participantes foram dividos em grupos para discutir sobre as reflexões propostas pela Irmã Antônia Vania.

Na dinâmica da eleição, a atual coordenadora da IAM, Sandra Paula Bonine, foi reeleita. Também foram eleitas as pessoas que irão representar cada Província Eclesiástica mineira, sendo que a de Mariana a atual representante leiga da Dimensão Missionária Arquidiocesana, Iva Fernandes da Silva. Os demais escolhidos foram: Ninácio, Iva, Margareth, Rosi e Vanilda. Aproveitando o momento, definiu-se ainda, as metas de trabalho para os próximos anos.

“A Assembleia ocorreu em clima de muita amizade e alegria pelo retorno das atividades presenciais. É verdade que, como os discípulos de Emaús, no início, havia um um pouco de medo. Mas, à medida em que os trabalhos foram acontecendo, o Espírito Santo foi aquecendo os corações dos participantes. Saímos com com a certeza de que as dificuldades dos últimos tempos nos fortaleceram e nos proporcionaram muito aprendizado; e com muita esperança de que vamos iniciar um período de muito crescimento da IAM em Minas Gerais”, descreveu Iva sobre o encontro.

Sobre

A IAM é uma Obra Pontifícia Missionária da Igreja e se propõe a anunciar às crianças e adolescentes a obra redentora de Jesus, educando-as gradualmente na vida missionária universal para que as mesmas desejem partilhar sua fé, seus dons, com outras crianças e adolescentes.

Texto: CNBB Leste 2 com adaptações

Agenda