domingo

, 28 de abril de 2024

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, em Congonhas, será reaberta em 31 de maio

27 de maio de 2022 Arquidiocese

A Comunidade de Nossa Senhora da Ajuda, pertencente à Paróquia São José Operário, em Congonhas (MG), celebra entre os dias 28 e 30 de maio o Tríduo Preparatório para a reabertura da igreja dedicada à sua padroeira. Já no dia 31, quando se encerra o mês mariano, acontecerá a bênção e a reinauguração oficial do templo.

Construída no século XVIII, a Capela de Nossa Senhora da Ajuda é um dos primeiros bens culturais que compõe o patrimônio de Congonhas, sendo tombada nos âmbitos municipal e estadual.

No ano de 2008, apresentando sua estrutura abalada, demandou, em caráter emergencial, a sua interdição pelo risco de desabamento e danificação total na edificação. Com isso foram suspensas, em seu interior, todas as atividades religiosas para que ações emergenciais pudessem ser providenciadas a fim de garantir a sua estabilidade.

Através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e do município as intervenções aconteceram ao longo dos anos. Recentemente, a comunidade assumiu as despesas da conclusão no restauro de alguns elementos artísticos, complementando assim, a beleza ornada em sua arquitetura.

Após 14 longos anos de intervenções em sua arquitetura e em elementos artísticos, os visitantes poderão contemplar, com um novo olhar, o encanto e a magnitude que a Capela nos oferece, principalmente, nos púlpitos e nos cinco altares restaurados: laterais, colaterais e altar-mor.

Confira a programação completa das celebrações em preparação a esse momento:

Texto: Com a colaboração de Maria da Paz Pinto – Alto Maranhão – Congonhas (MG)

Foto da capa: Maria da Paz Pinto

Agenda