domingo

, 16 de junho de 2024

Igreja de São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete, é reaberta

23 de março de 2023 Arquidiocese

Aconteceu no dia 18 de março, a missa que celebrou a reabertura da Igreja de São Sebastião, no bairro Amaro Ribeiro, em Conselheiro Lafaiete (MG). Pertencente à Paróquia Bom Pastor, do município, após a cerimônia, os presentes participaram de uma confraternização.

História da Igreja de São Sebastião no Amaro Ribeiro

De acordo com Luiz Fernando Azevedo, que publica sobre a história de Conselheiro Lafaiete, não se sabe ao certo a data da construção da Igreja de São Sebastião, localizada no alto da colina da Rua Argeu José Ferreira, no Bairro Amaro Ribeiro, porém estima-se que ela seja de 1905.

Em estudos sobre a igreja, Luiz Fernando relata que encontrou dados que “o aniversário da igreja é 20 de janeiro de 1905,mas isso deve ser data de uma reforma ou reconstrução da mesma”. De toda forma, trata-se de uma construção centenária.

Ainda segundo o pesquisador: “a capela de São Sebastião […] possui um sino que é datado de 1861, com o rosto do imperador Dom Pedro II e o cruzeiro a sua frente agora é de cimento e foi construído por volta de 1982”. Sobre o sino, em uma publicação feita pelo site de notícias Lafaiete Agora, foi mencionado sobre o valor histórico da peça imperial: “o sino da capela no bairro Amaro Ribeiro é uma peça autêntica daquela fundição do Rio de Janeiro. Isso se comprova através de elemento decorativos do sino, como a Medalha Premial, que possui dois lados: um lado descritivo/alusivo à premiação em 1861 e um lado contendo o rosto do Imperador Dom Pedro II”.

Reforma e reabertura da Igreja

Diante do valor histórico e religioso que a Igreja representa, ações de reparo foram executadas para que a sua reabertura pudesse acontecer. Vanda Helena, integrante da comunidade de São Sebastião no Amaro Ribeiro, relatou através de um depoimento emocionante, sobre a reforma feita no local: “Agradeço a Deus por estarmos na Igreja de São Sebastião junto com a nossa equipe toda e com o nosso pároco, Padre Edir, que é uma pessoa muito bondosa e muito acolhedora. Nós tivemos muita força da comunidade para essa reabertura, que passou pela reforma do telhado, do forro, do piso, da pintura. A equipe toda junta com Padre Edir, muito bom mesmo, graças a Deus! […] É o sonho deles (dos participantes da comunidade), a igrejinha de São Sebastião é a vida deles, a gente viu no olhinho de cada fiel como foi bom a reabertura da Igreja para eles”.

Vanda Helena ainda relata sua gratidão pela reabertura da igreja: “eu considero a Igreja São Sebastião como jardim. Cada florzinha que a gente plantar lá, a gente está cuidando daquele jardim […]. Agradeço ao padre Edir e todo o pessoal da comunidade que ajudou para que essa obra fosse feita. A gente pede muita saúde para continuar cuidando desse jardim que é a nossa Igreja de São Sebastião, tão linda e maravilhosa. Na reabertura foi tanta gente, graças a Deus! A gente conseguiu acolher a todos lá, graças a Deus! Estamos firmes e fortes, então a gente pede a Deus muita saúde para continuar na caminhada”.

A Paróquia do Bom Pastor, da qual a Igreja pertence, convida a comunidade para participar das celebrações que serão feitas no local, sendo que haverá missa no Domingo da Ressurreição, dia 09 de abril, às 17h. Assim como mencionado por Vanda Helena, que cada celebração feita seja como uma flor plantada para cuidar do jardim que é a Igreja de São Sebastião no Amaro Ribeiro.

Texto: Jéssica Reis

Fotos: PASCOM – Bom Pastor