A Igreja Matriz de Santo Antônio, em Ouro Branco (MG), foi reaberta na noite da última segunda-feira, 7 de outubro. A cerimônia que marcou a conclusão das obras contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, autoridades civis e centenas de fiéis.
O templo estava fechado desde maio de 2021, para os trabalhos de restauro que foram responsáveis pela instalação de um novo telhado, renovação dos sistemas elétricos e hidráulicos, melhoria na drenagem e a substituição dos pisos internos e externo.
A reforma deste patrimônio precioso, pela sua história e arquitetura, é fruto de uma parceria entre a Arquidiocese de Mariana, a Paróquia Santo Antônio e a Prefeitura de Ouro Branco.
Durante a cerimônia de reinauguração, o Arcebispo ressaltou a importância da preservação de patrimônios inestimáveis como a Igreja de Santo Antônio, fundada no século XVIII.
“Toda vez que temos a restauração de um patrimônio histórico desta natureza, muitas pessoas se envolvem para colaborar. E isso envolve um tipo de participação popular. A igreja tem a cara do povo daqui. E o povo tem a cara dessa igreja aqui”, disse Dom Airton.
Com a igreja repleta de fiéis, a comunidade paroquial comemorou o retorno das celebrações, com a Santa Missa presidida por Dom Airton, também na noite do dia 7 de outubro.
Fotos: Pascom Paróquia Santo Antônio, em Ouro Branco e Prefeitura de Ouro Branco