terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Igreja no Brasil realiza as “24 horas para o Senhor” neste fim de semana

25 de março de 2022 Igreja no Brasil

Nesta sexta-feira, 25 de março, às 17h (13h no horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco presidirá a Celebração Penitencial de abertura da tradicional iniciativa “24 horas para o Senhor”, que é um convite para que católicos do mundo inteiro promovam momentos de oração, adoração e confissão. Durante a celebração, o Santo Padre consagrará a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Com o lema “Por meio de Cristo temos o perdão” (cf.  Col 1,13-14), a iniciativa acontece desde 2014, na sexta-feira e no sábado que antecedem o quarto Domingo da Quaresma, o Domingo da alegria. A proposta é que as igrejas fiquem abertas durante 24h para que os fiéis possam participar do Sacramento da Reconciliação.

O assessor da comissão Episcopal Pastoral para a Animação-Bíblico Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá, destaca a importância da participação dos católicos nessa iniciativa.

“É importante salientarmos nestas ’24 horas para o Senhor’ momentos fortes de escuta e leitura orante da Palavra de Deus e, ao mesmo tempo nos colocarmos diante do Senhor em Adoração Eucarística. Esses são momentos fortes onde procuramos nos voltar para o Senhor, como nos pede a liturgia deste tempo quaresmal, onde insiste sobre a importância da oração. Então, o Papa Francisco pede, de fato, que os cristãos possam buscar rezar mais, este diálogo com Senhor, esta comunhão com Ele e, ao mesmo tempo pedindo, buscando a nossa conversão, nossa mudança de vida para crescemos sempre mais com Jesus rumo à Páscoa”, disse.

As Arquidioceses e Dioceses brasileiras estão com programação especial de oração e confissão nessas “24 horas com o Senhor”. De acordo com padre Jânison, a quaresma “é um período forte de conversão, de mudança de vida e toda a Igreja, todo cristão é chamado, convidado, nesse tempo quaresmal a pedir perdão, reconhecer assim os seus erros, as suas faltas e poder voltar a comunhão com o Senhor”.

As “24 horas para o Senhor” é uma convocação do Papa Francisco e promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização que para auxiliar na vivência deste momento disponibiliza também em português um subsídio com “algumas sugestões que ajudem as paróquias e comunidades cristãs a preparar-se para viver a iniciativa 24 horas para o Senhor. Trata-se, obviamente, de propostas que podem ser adaptadas de acordo com as exigências e os costumes locais”, explica a nota introdutória do subsídio.

Neste dia 25 de março, a Igreja celebra também a Solenidade da Anunciação do Senhor – celebração festiva que acontece nove meses antes do Natal, e recorda o anúncio do anjo Gabriel a Maria.

O subsídio em português pode ser acessado, clicando aqui.

Texto: CNBB com informações do Vatican News

Imagem: Vaticano

Veja também:

Em união com o Papa Francisco, Dom Airton preside missa pela consagração da Rússia e da Ucrânia

A oração do Papa na consagração da Rússia e da Ucrânia a Maria

Papa convida bispos do mundo na consagração da Rússia e da Ucrânia a Nossa Senhora

Agenda