terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Igreja Particular de Mariana celebra 276 anos de sua criação

06 de dezembro de 2021 Arquidiocese

Nesta segunda-feira, dia 06 de dezembro, a Igreja Particular de Mariana rende graças a Deus pela celebração dos seus 276 anos. Criada em 6 de dezembro de 1745, pela Bula “Candor lucis aeternae”,  é dentro do contexto brasileiro a sexta Diocese do Brasil, criada juntamente com a de São Paulo. Foi solenemente instalada com a chegada do primeiro bispo, Dom Frei Manoel Da Cruz, em 17 de dezembro de 1748.

Antes disso, a Província das Minas Gerais “In Spiritualibus” dava obediência aos bispos do Rio de Janeiro. Nessa época, aproximadamente 40 paróquias foram instituídas, sendo que atualmente 23 ainda pertencem à Arquidiocese de Mariana. Já em 1º de maio de 1906, a Diocese de Mariana foi elevada à categoria de Arquidiocese, junto com o bispado de Belém do Pará, por meio do documento pontifício “Sempiternam Humani Generis”

No total, a Igreja Particular de Mariana já teve oito bispos e seis arcebispos, contando com o atual, Dom Airton José dos Santos. Por ocasião dessa data, confira a mensagem preparada pelo nosso pastor:

Agenda