terça-feira

, 16 de julho de 2024

Igreja São Sebastião, do distrito de Bandeirantes, em Mariana (MG), é reaberta à comunidade

12 de janeiro de 2023 Arquidiocese

 

Ao final da cerimônia da Epifania do Senhor, no domingo, 8 de janeiro, no distrito de Bandeirantes, em Mariana (MG), aconteceu a solenidade de reabertura, ao culto e à visitação, da Igreja São Sebastião, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Mariana (MG). 

A solenidade presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada pelos presbíteros da Arquidiocese de Mariana, Padre Marcelo Moreira Santiago e Padre Darci Fernandes Leão, contou com a presença de  fiéis católicos, leigos, religiosos, autoridades do município e moradores de Bandeirantes e das comunidades vizinhas. 

Vale lembrar que a Igreja São Sebastião ficou mais de três anos fechada por conta da realização das obras civis. Os recursos para a reforma vieram do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural deliberado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Mariana (COMPAT).  

 

Moradores da comunidade relataram o entusiasmo com a reabertura da Igreja. Confira na íntegra os depoimentos:  

José Dionísio, morador do distrito de Bandeirantes, em Mariana (MG). 

 

“Depois de quatro anos fechada, foi um serviço muito bom. A pintura e o entorno da igreja melhorou bastante em vista do que estava. Chovia muito dentro da igreja, estava em tempo de cair.  É uma graça de São Sebastião para todo mundo poder participar das missas e fazer as suas orações.” 

Joaquim Francisco de Oliveira, morador do distrito de Bandeirantes, em Mariana (MG). 

“A gente conhece a igreja desde criança. Ela ficou fechada por quatro anos e, agora, depois de quatro anos é só alegria. São Sebastião fica mais alegre ainda, porque ele está voltando para casa dele.  A igreja ficou boa demais, ficou nova. Hoje, a gente pode falar que a igreja é nova, nossa casa novinha, para gente poder vir e participar das celebrações.”

Fotos: Magu Tavares

Confira também:

Veja como foi o processo de restauração da igreja de São Sebastião, em Bandeirantes, distrito de Mariana (MG), no vídeo produzido pela jornalista Thalia Gonçalves:

Para outras informações basta acessar o site arqmariana.com.br