quinta-feira

, 28 de março de 2024

III Semana Acadêmica Dom Luciano abordará os 270 anos do Seminário de Mariana

24 de julho de 2020 Arquidiocese

Os 270 anos do Seminário de Mariana será tema da III Semana Acadêmica Dom Luciano. O evento, promovido pela Faculdade Dom Luciano, o Seminário e a Arquidiocese, será realizado online de 24 a 29 de agosto. Conferências, mesas redondas e uma celebração em memória aos 14 anos de falecimento do servo de Deus dom Luciano Mendes de Almeida fazem parte da programação.

“Celebrar os 270 anos do Seminário é de fato uma grande graça. E a Semana Acadêmica tratar deste tema nos ajuda a ter um olhar sobre a história do nosso seminário. Muitas questões ficaram esquecidas com o passar do tempo, e a Semana Acadêmica, com as diversas propostas que ela traz nas temáticas das conferências e mesas redondas,  apresenta a oportunidade de a gente conhecer e aprofundar, um pouco mais a história do nosso Seminário”, afirmou o reitor do Seminário, padre Valter Magno de Carvalho.

Ele também destacou que esse aprimoramento do conhecimento da realidade e da história do Seminário é importante. “Conhecendo a história, a gente aprende a valorizar mais a própria instituição do qual fazemos parte, quer nós ministros ordenados na arquidiocese de Mariana, quer aqueles que hoje fazem parte da comunidade de nosso seminário, formadores, vocacionados e seminaristas”.

Conhecer a história ajuda a gente a amar a instituição e a viver bem a nossa missão. O Seminário continua vivo, continua ativo na sua experiência do dia a dia, não é uma instituição meramente histórica. É uma instituição com história e profundamente viva, inserida no contexto de hoje, no contexto atual da nossa história”, disse padre Valter.

Segundo o vigário geral da arquidiocese, monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, a Semana Acadêmica Dom Luciano é um espaço privilegiado de reflexão e partilha de abordagens sobre temas significativos, sobretudo  no contexto da Arquidiocese de Mariana. “O tratamento interdisciplinar das temáticas proporciona a ampliação do horizonte de compreensão e um debate enriquecerá os participantes”, sublinhou.

Monsenhor Luiz Antônio irá ministrar a conferência de abertura do encontro, que tem como tema “A fundação do Seminário de Mariana”. Ele explicou que objetivo de sua fala é contextualizar em termos históricos, mas também teológicos, o evento da fundação do Seminário de Mariana. “A fundação do nosso seminário foi um evento marcante no século XVIII e na história posterior, a existência dessa instituição produziu um impacto que ultrapassou os limites institucionais da então nascente Diocese de Mariana”, disse.

Padre Edmar José da Silva, coordenador arquidiocesano de pastoral e ex- formador do Seminário de Mariana, sublinha a pertinência do tema que será tratado na III Semana Acadêmica Dom Luciano: “O Seminário de Mariana é uma das instituições de ensino mais antigas de Minas Gerais e formou diversos sacerdotes para a própria Arquidiocese e para diversas Dioceses e Arquidioceses do Brasil. Portanto, tem um papel muito importante na história da Igreja de Minas Gerais e do Brasil. Manter viva a memória desta instituição é sinal de sabedoria e motivo de gratidão a Deus e a todos que atuaram nela ao longo destes 270 anos. Além disso, serve de inspiração para aqueles que atualmente continuam diretamente envolvidos nos trabalhos formativos”. Citando Dom Luciano Mendes, padre Edmar recorda que o seminário é “um jardim, onde a semente da vocação é lançada: Deus dá o sol e a chuva, e o formador coloca o adubo e tira as ervas daninhas que obstaculam o crescimento da semente”.

O diretor acadêmico da Faculdade Dom Luciano, padre Edvaldo Antonio de Melo, disse estar muito animado com a programação e conta com a participação de todos. Segundo ele, “a Semana Acadêmica será uma oportunidade para fazer memória dos 270 anos de história do Seminário, trazendo para o Hoje de nossas vidas também o testemunho de tantas pessoas que doaram suas vidas a serviço da Igreja de Minas e do Brasil”. Padre Edvaldo acrescentou ainda “o Seminário de Mariana é uma Instituição quase tricentenária, da qual nasceu a Faculdade Dom Luciano Mendes”.

A III Semana Acadêmica Dom Luciano é aberta a toda a Igreja particular de Mariana. A conferência de abertura será no dia 24 de agosto, às 19h30. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal do Seminário São José no Youtube. Confira a programação completa.

Agenda