sábado

, 25 de maio de 2024

Informações sobre o velório e sepultamento do Padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre

23 de abril de 2024 Arquidiocese

Nota de Condolências

pelo falecimento do Pe. Paulo Vicente Ribeiro Nobre

A Arquidiocese de Mariana, na pessoa de seu Arcebispo, Dom Airton José dos Santos se une, em oração aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, da Capelania da Universidade Federal de Viçosa em Viçosa – MG e aos membros da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Mariana que na manhã desta terça-feira (23) receberam, com pesar, a notícia do falecimento de seu Vigário Paroquial, Capelão e Assessor com 58 anos de idade.

Pe. Paulo Nobre nasceu em 25 de janeiro de 1966 em Coração de Jesus – MG. Foi ordenado Presbítero no dia 10 de maio de 1997 em Viçosa – MG. Em sua trajetória, desempenhou as seguintes funções: Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora do Rosário de Fátima (2001 e 2019) e Santa Rita de Cássia em Viçosa – MG (2001 e 2011); Diretor do Instituto de Filosofia do Seminário São José e posteriormente da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (2007); Diretor da Gráfica e Editora Dom Viçoso (2012); Diretor do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto – MG (2014); Capelão da Capelania da Universidade Federal de Viçosa – Viçosa – MG (2019) e Administrador Paroquial “sede Vacante” da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Viçosa – MG (2021).

Era Sacerdote zeloso e dedicado no serviço ao Reino de Deus e cumpriu com nobreza e maestria sua missão de Sacerdote. Seguindo as pegadas de Santa Terezinha, trilhou pelo caminho da “Pequena Via”, sua busca de santidade e serviço qualificado aos membros da comunidade “Pequena Via” sediada em Viçosa, da qual é um dos fundadores e era o atual Diretor Espiritual. Atribuímos a ele a frase bem expressa por Santa Terezinha, para a realidade da morte: “Eu não morro eu entro para a Vida!”. Além disso, Pe. Paulo Nobre, foi incansável colaborador na ação pastoral da Arquidiocese de Mariana, especialmente no acompanhamento e coordenação da catequese que, até hoje, inspira clérigos e leigos.

O corpo do Pe. Paulo Nobre chegará na Capela da UFV por volta das 23h e haverá a Santa Missa à chegada do corpo. O velório seguirá durante toda a noite na capela da UFV. O féretro seguirá para a Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima às 6h da manhã, onde acontecerão as missas às 7, às 10 e às 15h. Às 8h30 a Dimensão Catequética da Arquidiocese de Mariana rezará o Ofício Divino, como última homenagem àquele que foi por muitos anos, seu Assessor. Às 15h, será celebrada a Missa de Exéquias e após, haverá o sepultamento no cemitério Dom Viçoso em Viçosa – MG.

A Arquidiocese de Mariana, pela oração, manifesta sua solidariedade e proximidade fraterna com os familiares de Pe. Paulo Nobre, e a todos que conviveram com ele e se beneficiaram de seu sacerdócio. A plena comunhão de vida e amor com Deus na eternidade seja a recompensa desse fiel servidor do Reino de Deus (cf. Mt 25,21).

 

Mariana, 23 de abril de 2024.

Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Mariana

Baixe aqui o PDF da Nota de Condolências pelo falecimento do Pe. Paulo Nobre

Acompanhe aqui a Missa Exequial de Pe. Paulo Nobre