sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Inscrições abertas para a primeira Conexão Pascom de 2022

09 de fevereiro de 2022 Igreja no Brasil

A Pascom Brasil promove mais uma temporada da Conexão Pascom, com quatro formações no decorrer de 2022. O primeiro acontece na próxima terça-feira, 15 de fevereiro, às 20h, pela plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma CiaTicket, apoiadora do evento. Na ocasião, será apresentado o subsídio para celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

A proposta é dedicar uma conexão para cada eixo da Pastoral da Comunicação, como parte da formação permanente da Escola Nacional de Comunicação, e o objetivo de aprofundar o conhecimento para os comunicadores das comunidades, paróquias e dioceses.

Escutar

O primeiro encontro da Conexão Pascom será dedicado ao eixo da formação e tem como objetivo auxiliar os comunicadores na preparação do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022. Com o tema “Escutar com o ouvido do coração”, a mensagem do Papa Francisco reforça que “escuta continua essencial para a comunicação humana”. Por isso, o tema da formação será Escutar. Para este momento, foi preparado um painel com experiências de escuta. Contaremos com a presença de:

 Joelma Viana, gestora da Rede de Notícias da Amazônia e vice-presidente da Rede Católica de Rádios. Atua há 21 anos na comunicação radiofônica. É graduada em Letras, especialista em jornalismo científico em mestra em Educação. Joelma irá partilhar a experiência do rádio, um veículo que utiliza predominantemente a escuta.

René Dentz, professor de Ética da PUC-Minas, onde também atua como membro da equipe executiva do Observatório da Evangelização. Psicanalista, doutor em Teologia pela FAJE, com pós-doutorado pelas Université de Fribourg/Suíça, Universidade Católica Portuguesa e PUC-Rio. É comentarista da TV Horizonte e da Rádio Itatiaia. Autor de 7 livros, dentre os quais “Horizontes de Perdão”. René irá trabalhar a importância da escuta na pastoral.

Padre Eduardo Kologeski dos Santos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete em Porto Alegre e Promotor Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre. Padre Eduardo irá partilhar a experiência do TelePaz, serviço de acolhida por meio da escuta oferecido durante a pandemia.

Próximas datas 

Os próximos encontros da Conexão Pascom  já têm data marcada e irão acontecer no segundo semestre. Coloque na sua agenda e participe!

20/09, 20h – EIXO DA ESPIRITUALIDADE

18/10, 20h – EIXO DA ARTICULAÇÃO

22/11, 20h – EIXO DA PRODUÇÃO

Texto e Imagem: Pascom Brasil 

Veja também:

Mensagem do Papa para o 56º Dia Mundia das Comunicações Sociais

Agenda