quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Integrantes da Pastoral da Juventude participam da Escola Arquidiocesana de Formação Integral

05 de abril de 2022 Arquidiocese

Após dois anos de atividades remotas devido à pandemia da Covid-19, durante os dias 02 e 03 de abril, cerca de 60 jovens membros da Pastoral da Juventude (PJ) das cinco Regiões Pastorais da Arquidiocese de Mariana se encontraram para entrar na trilha da Escola Arquidiocesana de Formação Integral (EAFIN). À ocasião, eles fizeram parada na Casa dos Padres do Trabalho, em Conselheiro Lafaiete (MG), Região Mariana Oeste.

Durante o encontro, que foi assessorado por Vinicius Borges e Raquel Lázara, os participantes puderam refletir e vivenciar uma experiência de autoconhecimento e autocuidado, inspirados pela vida de Jesus no local bíblico de Nazaré.

Segundo a jovem Carla Vieira, da cidade de Santo Antônio do Grama (MG), Região Mariana Leste, participar dessa primeira etapa do EAFIN foi muito significativo. “As dinâmicas realizadas pelos assessores me fizeram reconectar com uma parte de mim mesma que a pandemia tinha feito desaparecer. Gostaria de destacar a dinâmica da árvore, que nos mostrou como somos capazes de evoluir, que somos capazes de nos transformar, mas que primeiramente é necessário antes de tudo nos conhecer e saber o que é construtivo e eficaz para nós”, ressaltou a jovem.

Além da troca de experiências com os assessores, os jovens puderam participar de várias dinâmicas e momentos oração durante o final de semana. Na noite de sábado, dia 02, foi realizada a Celebração da Luz em que a equipe de mística da Equipe Central (EC), relembrou momentos caóticos da pandemia da Covid-19, reforçando o trabalho dos agentes de saúde que em nenhum momento desistiram dessa luta contra o vírus.

“O EAFIN para mim foi uma experiência que jamais imaginei vivenciar. Durante os anos de 2020 e 2021, participei de atividades on-line realizadas pela PJ, mas nada se compara a oportunidade que tivemos neste final de semana! Ouvi palavras que precisava para conforto e palestras que necessitava para aprendizado e crescimento na missão. Foram momentos de alegria, aprendizado, choro e emoções. Agora o que fica é a responsabilidade de passar os ensinamentos adquiridos para nossos amados grupos de base”, disse a jovem Marina Cabral, representante da Região Oeste, participante desta primeira etapa.

Os jovens voltarão a se reunir nos dias 18 e 19 de junho, no distrito de Passagem de Mariana (MG), Região Mariana Norte, tendo como lugar bíblico Betânia e uma trilha que aborda o cuidado com o outro.

Texto: Moisés Moreira e Thiago Rocha

Fotos: Participantes/divulgação

Agenda