sábado

, 20 de abril de 2024

Integrantes do ECC da Província Eclesiástica de Mariana participam de encontro de formação

04 de maio de 2022 Arquidiocese

Aconteceu neste fim de semana, nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, a XII Formação da Província Eclesiástica de Mariana do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Província Eclesiástica de Mariana. Com o tema “ECC: Igreja Viva em Comunhão e na Sinodalidade” e o lema “O Senhor nos enviou dois a dois” (Lc. 10,11), o evento foi acolhido pela Paróquia Sagrada Família, em Ouro Branco (MG).

Em comunhão com o Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco, a formação refletiu sobre a importância da Sinodalidade e a relevância do testemunho das famílias, enquanto Igrejas domésticas.

Marcado pela alegria da retomada das atividades presenciais, depois de dois anos de restrições e trabalhos on-line, o encontrou contou com momentos de formação, palestras e celebrações. À ocasião, representantes das demais Igrejas Particulares que formam a Província Eclesiástica de Mariana estiveram presentes.

No sábado, dia 30, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, esteve presente e presidiu a Eucaristia. A celebração também contou com a presença do Pároco local, Cônego Tarcísio Sebastião Moreira, do Diretor Espiritual da Arquidiocese de Mariana, Padre Daniel Ângelo Henriques, do Diretor Espiritual Do Regional Leste 2, Padre Jorge Alves, o Padre Edmárcio Moreira Gomes e dos diáconos permanentes da paróquia.  Já ao longo do encontro também se fez presente o Assessor da Arquidiocese de Mariana da Pastoral Familiar, Padre Luiz Roberto de Souza.

Para Padre Daniel, “o encontro foi marcado pela gratidão a Deus pela retomada das atividades e pela presença dos casais das Dioceses de Governador Valadares e Caratinga, e os da Arquidiocese de Mariana. Fomos bem acolhidos, em clima fraterno, pela Paróquia da Sagrada Família. Estamos ansiosos para que os trabalhos sejam frutuosos nas paróquias e em todas as instâncias”.  “É tempo de investir nas famílias e levá-las ao encontro pessoal com Jesus Cristo”, destacou o Diretor Espiritual Arquidiocesano do ECC.

Texto e fotos: Mônica e Bruno

Agenda