quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Irmandade da Boa Morte de Barbacena elege nova diretoria

09 de março de 2022 Arquidiocese

No último domingo, 06 de março, a Irmandade da Boa Morte (1754), da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG), reuniu-se em Assembleia para a eleição da nova diretoria. A antiga diretoria já havia extrapolado o prazo de validade de atuação e muitos membros não haviam sido eleitos.

À ocasião, o pároco, padre Valter Monteiro da Paixão, e a assessoria jurídica falaram da importância da Assembleia diante da justiça e da necessidade de assumir alguns passos após a eleição como a adequação do estatuto e transferência dos imóveis para administração da Arquidiocese de Mariana.

A nova diretoria é composta por:

  • Presidente – Pe. Valter Monteiro da Paixão
  • Vice-Presidente – Luiza de Marilac Furtado Goldner
  • Primeira Secretária – Eliana Santos Abraão Trindade
  • Segunda Secretária – Maria Isabel de Souza
  • Primeiro Tesoureiro – Marcilia da Silva Barra
  • Segundo Tesoureiro – Selma Henriques Batista Vidigal

Sobre a Irmandade

A história desta igreja remonta ao ano de 1754, quando foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, no Arraial da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo (nome primordial da atual cidade de Barbacena). O título “Nossa Senhora da Boa Morte” recorda aquilo que a fé católica chama de “dormição de Maria” – ocasião em que a Mãe de Jesus, após completar sua idade terrestre, deixou essa vida sem o sofrimento causado pelo pecado original (em decorrência da sua Imaculada Conceição), sendo, em seguida, levada ao Céu pelos anjos (Assunção).

Após ter existido por vários anos junto à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no ano de 1753, a mesa administrativa da Irmandade decidiu pela construção de um templo próprio. No local denominado ‘Boa Vista’ foi construída então uma capela de madeira, provisória, e junto dela foi depositada, no ano de 1754, a pedra fundamental da nova igreja.

Texto e imagens: Pascom da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG)

Agenda