terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Jornada Mundial dos Pobres 2021 disponibiliza série sobre a realidade da pobreza no Brasil

18 de outubro de 2021 Igreja no Brasil

A Jornada Mundial dos Pobres 2021 está disponibilizando, desde o dia 07 de outubro, uma série radiofônica sobre a realidade da pobreza no Brasil. Os episódios são divulgados sempre na quinta-feira e segue até o dia 4 de novembro.

No último dia 14 de outubro, foi divulgado o segundo episódio em preparação à Jornada Mundial dos Pobres 2021, em que o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza, busca situar a desigualdade dentro de uma linha temporal. De acordo com ele, nos últimos tempos o Brasil retrocedeu 20 anos no que diz respeito ao combate à pobreza e desigualdade e os mais pobres são os que mais sofrem com isso.

Pedro Herculano se tornou referência no estudo da desigualdade no Brasil. Sua tese de doutorado em sociologia pela Universidade de Brasília, defendida em 2016, deu origem ao livro “Uma história de desigualdade: a concentração de renda entre os ricos do Brasil – 1926-2013”, que conquistou o prêmio jabuti 2019 nas categorias melhor livro e humanidades.

Para o pesquisador existem dois marcos, na linha do tempo, que podem ser considerados: a Constituição e o Plano Real, períodos em que a desigualdade no topo não mudou, mas houveram melhoras nas condições de vida dos mais pobres. “A metade da população se aproximou do que poderia ser considerada uma classe média baixa”, disse.

Acesse a série radiofônica e todos os materiais da Jornada Mundial dos Pobres 2021, incluindo a cartilha, aqui.

Jornada Mundial dos Pobres no Brasil

No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7. E optou-se por fazer não apenas um evento de lançamento, mas oferecer a possibilidade um itinerário e um processo para não apenas chamar a atenção mas provocar a ações solidárias aos empobrecidos. As próximas atividades da jornada estão no calendário abaixo.

Calendário Jornada Mundial dos Pobres 2021 no Brasil


23 de outubro

Seminário Nacional de formação da Jornada Mundial dos Pobres
Horário: Às 9h30 às 12h30
Onde: formato online

7 a 14 de novembro
Semana nacional do gesto concreto da JMP 2021

13 de novembro
Celebração Eucarística
Horário: Às 7h
Onde: Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília-DF – transmitida ao vivo pela Tvs Católicas

14 de novembro
Dia Mundial dos Pobres: Manifesto pela Vida
Formato texto e vídeo, áudio

Texto e imagem: CNBB

Agenda