terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Jovens celebram o Dia Nacional da Juventude

29 de outubro de 2019 Arquidiocese

Jovens da Região Pastoral Mariana Leste e Norte celebraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ) no último domingo (27). Na Região Norte, o DNJ foi marcado pela comunhão e aproximação entre os movimentos juvenis do regional e a Pastoral da Juventude (PJ). O encontro reuniu cerca de 500 jovens e foi realizado em Itabirito (MG).

Uma caminhada pelo Centro da cidade iniciou a programação. Ao longo do percurso, os jovens fizeram três paradas. Na primeira foi realizado um quadro vivo com a cena de Maria olhando para o Cristo. “Neste momento fizemos uma reflexão de como Jesus agiria diante das relações públicas nos dias de hoje e como Maria está presente cuidando de nós para enfrentarmos os desafios da juventude nas relações públicas da atualidade”, explicou a integrante da PJ, Ana Amélia.

Na segunda parada foi realizada uma encenação, sem falas, de jovens com lama. O momento levou os participantes a refletirem sobre as tragédias com barragens. Na última parada, um flash mob foi realizado com os jovens da Crisma.

Após a caminhada, foi realizada uma celebração presidida pelo vigário episcopal da região, cônego Nedson Pereira, e concelebrada pelos padres da cidade, padre Edmar José da Silva e padre Miguel Ângelo Fiorillo. Na parte da tarde, os jovens participaram de bate papo e uma adoração.

Para o jovem Lucas Nonato, da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Itabirito, o DNJ foi mais do que uma oportunidade para refletir sobre as Políticas Públicas durante a caminhada pelas ruas de Itabirito. “O DNJ possibilitou um dia de união, celebração, animação, troca de experiências, bate papo, louvor e adoração a Deus. Desde os preparativos para o evento, quando fomos convidados pelo padre Edmar, até o encerramento com a Adoração ao Santíssimo, o que nos moveu foi o desejo de estarmos envolvidos num projeto que ressaltasse a importância da juventude”, disse. Lucas acrescentou  que cônego Nedson, citando o Papa Francisco,  motivou os jovens. “Ele disse, durante a celebração, que nós jovens somos o agora da Igreja e não o futuro. E é isso, precisamos cada vez mais inserir os jovens em nossas Igrejas, proporcionando a eles um verdadeiro encontro e encantamento com o Cristo, formando juntos a grande civilização do amor”, sublinhou Lucas.

Região Leste 

Na Região Leste o DNJ foi acolhido pela cidade de Jequeri (MG) e recebeu cerca de 300 participantes. O encontro foi uma oportunidade de aprendizado e incentivo no trabalho com os jovens. Além da caminhada, a programação contou com momentos de reflexão, conversa e uma missa, que foi celebrada pelo padre Luiz Martins Neiva e padre Luiz da Paixão.

A participação da nossa paróquia no Dia Nacional da Juventude foi uma grande oportunidade de aprendizado e incentivo no trabalho com os jovens. Foi um dia em que vivenciamos a experiência de grande diversidade de jovens reunidos no propósito comum de vivenciar o evangelho onde estiverem”, afirmou Jéssica Milagres, jovem catequista da Paróquia Santo Antônio, em Teixeira.

Para a jovem, Alexsandra Souza, da quase paróquia de São Sebastião do Grota, o DNJ foi um espaço de ensinamento. “Lembramos que devemos ser uma Igreja em Saída enxergando as diversas realidades. Percebemos, também, a necessidade de incentivar nossos trabalhos paroquiais a ter  ânimo e mostrar que não podemos desistir de nossa Juventude e seguiremos juntos rumo a Civilização do Amor. Alexsandra acrescentou que as temáticas e apresentações alimentaram o conhecimento Pastoral dos jovens,  motivando-os a seguirem juntos com fé e inspiração na frase de Dom Geraldo: ‘Não deixem a PJ morrer’.

Agenda