terça-feira

, 23 de abril de 2024

Jovens da Arquidiocese de Mariana marcam presença em curso promovido pelo IPJ Leste 2

25 de julho de 2023 Arquidiocese

O Colégio Marista, em Belo Horizonte (MG), acolheu no último fim de semana, dos dias 21 a 23 de julho, o curso “Eu Quero Ver Acontecer”. Promovido pelo Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ) do Regional Leste 2 da CNBB, o encontro contou com a participação de quatro jovens da Arquidiocese de Mariana, membros da Equipe Central da PJ, sendo: Alessandra Mrad, Marcos Siqueira, Núbia Amaral e Ryan Santos.

Durante a formação, foram trabalhadas quatro tendas, com as seguintes temáticas: fake news, Políticas de Juventude, Campanha de enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher e Pastoral da Diversidade. Todo o curso girou em torno dessas abordagens, partindo de uma introdução ao assunto e, em seguida, dinâmicas para melhor compreensão dos temas.

Após a vivência das quatro tendas, os participantes foram convidados a partilhar suas experiências, medos, anseios e dificuldades em um momento de roda vida.

No domingo, dia 23, o encontro foi concluído com a Celebração Eucarística presidia pelo Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que motivou a juventude a sempre seguir os ensinamentos e o caminho traçado pelo jovem de Nazaré e não desanimar frente os desafios da caminhada.

Para Núbia Amaral, participar da formação foi “extremamente enriquecedor para minha caminhada sendo jovem e com os jovens”. “Os temas que foram abordados ao longo do curso é simplesmente um fragmento da realidade na qual estamos inseridos, mas que é pouco discutido”, disse.

“As inquietações alimentadas ao longo deste final de semana é o que nos dá força para continuar lutando pelos direitos e pela vida das nossas juventudes. Gostaria de deixar o meu agradecimento ao IPJ Leste 2 pela realização desse curso e pelo trabalho tão bonito que tem feito ao longo destes 36 anos”, destacou Núbia.

Sobre o curso

Desde 2001, a Pastoral da Juventude tem estimulado os grupos de jovens a participarem dos espaços de debate e construção das Políticas Públicas de Juventude, tendo como um dos focos centrais a criação de Conselhos Municipais de Juventude e o papel de controle social em âmbito local. O Projeto “Eu Quero Ver Acontecer” nasceu deste processo, como espaço para capacitação de Lideranças para os Conselhos Municipais de Juventude.

Em 2015, o Projeto foi realizado em sua 4ª edição, contando com diversas parcerias de movimentos sociais e eclesiais, como Fórum das Juventudes da Grande BH, PUC Minas, Vicariato de Fé e Política, NESP/PUC Minas, dentre outros.

Conforme foi concebido, integrou ao seu nome o termo ver e “fazer” acontecer e compreende hoje como espaço fecundo de desenvolvimento de leitura e atuação dos jovens na realidade sociopolítica.

Texto: Com a colaboração de Marcos Siqueira e informações do IPJ Leste 2

Foto: Ryan Santos

Agenda