sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Jovens da Arquidiocese de Mariana participam da Ampliada Regional da PJ

14 de junho de 2021 Arquidiocese

Delegação da Arquidiocese de Mariana durante o processo de decisão dos votos. Foto: Thiago Rocha

Entre os dias 03 e 06 de junho, aconteceu a Ampliada Regional da Pastoral da Juventude (PJ) do Leste 2 e do Leste 3. O evento teve como tema “É preciso regar e cuidar para frutificar no chão sagrado de luta” e o lema “Outras sementes, porém, caíram em terra boa e renderam bons frutos” (Mt. 13,8). Momento de deliberação e construção dos caminhos a serem trilhados pela PJ do Regional no próximo triênio, a Ampliada, pensada inicialmente para acontecer de maneira presencial, foi realizada pela primeira vez de forma virtual devido à pandemia. 

As atividades se iniciaram na noite da quinta-feira (03), dia de Corpus Christi, com a apresentação das delegações participantes. A Arquidiocese de Mariana foi representada pelos membros da Equipe de Coordenação Arquidiocesana da PJ, Thiago Rocha e Kelen Luisa, pela Secretária Arquidiocesana da PJ e representante da Arquidiocese na Coordenação Regional, Franciele Scala, e a articuladora da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher no Regional Leste 2, Edwiges Costa. Ainda, o integrante da Comissão de Assessores do Regional, Fábio Silva, e a assessora Leiga da Equipe Arquidiocesana da PJ, Elenice Mendes, também fizeram parte da delegação desta Igreja Particular.

Um momento de acolhida foi preparado pelos jovens da Diocese de São Mateus (ES), apresentando a realidade dessa Igreja Particular que acolheria o evento, caso fosse realizada presencialmente. Durante a mesa de acolhida, Mariana Borges, Secretária Regional da PJ, partilhou sobre as dificuldades de se realizar uma Ampliada virtual e reforçou o fato de que “a PJ deve continuar frutificando mesmo em momentos difíceis”. Por sua vez, o Bispo Referencial da Comissão para a Juventude e Diocesano de São João del-Rei (MG), Dom José Eudes Campos do Nascimento, agradeceu à organização da Ampliada por trabalhar pela realização de um momento tão importante mesmo em um cenário muito desafiador.

Primeiro dia da ampliada. Foto: Thiago Rocha

Analisando a conjuntura política e social nos regionais, a Secretária Nacional da PJ, Michelle Gonçalves, iniciou as atividades do segundo dia, 04 de junho. À ocasião, ela provocou debates sobre pontos importantes como as atitudes dos governantes perante os mais pobres, em relação à crise de saúde que estamos vivendo e os altos índices de violência contra a mulher, contra a juventude, motivada pelo racismo e até mesmo ataques às pessoas que se posicionam com relação aos problemas sociais. Estes pontos iriam nortear os delegados na construção das propostas e caminhos para a PJ Regional. Outra atividade importante foi a apresentação do instrumental diagnóstico, estudado pela Coordenação Regional através de uma pesquisa realizada com as Arqui/Dioceses do pertencentes, que apresentou a realidade da caminhada atual da Pastoral da Juventude do Leste 2 e Leste 3.

No sábado (05), as atividades foram voltadas ao processo de construção, apresentação e votação das propostas de prioridades que irão nortear os trabalhos da nova Coordenação Regional da PJ. Ao final do dia, tivemos a noite cultural com uma live musical apresentada por jovens da Diocese de São Mateus com o tema de festa junina, renovando as energias para o último dia de Ampliada.

O domingo (06), último dia da ampliada, foi dedicado à construção da estrutura da Coordenação Regional do Leste 2 e da nova Coordenação do Leste 3 e à votação das pessoas que irão compor os serviços de Secretaria Regional, Coordenação Nacional e Comissão de Assessores. A ampliada foi encerrada com um momento orante, onde foram apresentados os eleitos para os serviços do Regional no próximo triênio.

Para a jovem Kelen Luisa, “a ampliada regional do Leste 2, que contribuiu para a articulação do Leste 3, foi um momento rico em partilha, trazendo para nós a esperança de dias melhores, de muita força e trabalho”.

Além de Dom Eudes, participaram do evento o Bispo da Diocese de São Mateus (ES), Dom Paulo Bosi Dal’Bó, e a assessora nacional da Comissão Episcopal de Pastoral para a Juventude, Irmã Valéria Leal.

Foto: CNBB Leste 2

Conheça os eleitos

Regional Leste 2

Tiago Carvalho, Arquidiocese de Belo Horizonte – Secretário Regional
Mariana Borges, Diocese de Divinópolis – Coordenadora Nacional
Alessandro Seara, Arquidiocese de Belo Horizonte e Jassiara Santos, Diocese de Divinópolis – Comissão Regional de Assessores

Regional Leste 3

Mayra Karolina, Arquidiocese de Vitória – Secretária Regional
Aldiceia Costa, Diocese de São Mateus – Coordenadora Nacional
Eviane Machado, Arquidiocese de Vitória e Letícia Pelúzio, Diocese de São Mateus – Comissão Regional de Assessoras

Texto: Thiago Rocha – EC PJ Mariana.

 

Agenda