sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Jovens da Arquidiocese de Mariana participam da Romaria Jubilar dos 50 Anos da PJ

12 de setembro de 2023 Arquidiocese

Com o tema “Negra Mariama nos chama à Romaria: 50 anos de profecia e missão construindo a civilização do amor”, a Pastoral da Juventude (PJ) reuniu cinco mil jovens de todo o país no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), para celebrar o seu Jubileu de Ouro. À ocasião, cerca de 130 jovens da Arquidiocese de Mariana, de todas as cinco regiões pastorais, participaram deste momento de fé, gratidão, luta e resistência.

A cerimônia, realizada no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, foi marcada por muita animação, bate-papo, apresentações culturais. Na oportunidade, foi finalizada oficialmente a Campanha de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher, trabalhada durante os últimos quatro anos.

Mensagem do Papa

Um momento marcante para todos foi a leitura da Carta enviada pelo Papa Francisco à PJ do Brasil. Na carta, o pontífice convida aos jovens a seguirem em frente com coragem, ousadia e criatividade, que são características fortes da juventude, e nunca desanimarem nem deixar que lhe roubem a esperança.

“São muitos obstáculos e desafios para poder levar a Boa Nova do Evangelho aos jovens da sociedade hodierna. Entretanto, exorto-os a seguirem em frente com a coragem, a ousadia e a criatividade que lhes são características, sem desanimar nem deixar que lhes roubem a esperança. Saibam que estarão sempre amparados pela intercessão do Apóstolo do Brasil e pela proteção maternal da Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe”, desejou o Papa Francisco.

Saiba mais AQUI

Peregrinação e Celebração Eucarística

Após encerramento das atividades no Centro de eventos, os jovens partiram em caminhada até o Santuário Nacional, relembrando pessoas, momentos e canções marcantes para a caminhada da PJ. A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo da Diocese de Imperatriz (MA) e Presidente da Comissão Episcopal para juventudes da CNBB, Dom Vilson Basso.

Também participaram da Santa Missa o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Juvenil, Padre Edir Martins Moreira, e o bispo de São João del Rei (MG) e Referencial da Juventude no Leste 2, Dom José Eudes Campos do Nascimento, que integraram e acompanharam as quatro caravanas da Arquidiocese de Mariana.

Momento histórico

Para o Padre Edir, a Romaria pelos 50 anos da PJ foi um momento histórico de celebrar a caminhada e profecia da Pastoral da Juventude. “Recordar esta história com jovens do Brasil inteiro e com uma bela representação da Arquidiocese de Mariana é muito significativo para a continuidade do caminho. A Igreja reflete o rosto jovem do Cristo por meio da missão dos jovens. A Celebração Eucarística, presidida por Dom Vilson, trouxe toda energia e alegria vivenciadas ao longo do dia, expressão dessa bonita história da Pastoral da Juventude. Ser pastoral é assumir a ação do Cristo, Bom Pastor, que acolhe, cuida e conduz seu rebanho”, disse.

Na avaliação do jovem Marcelo Otávio, membro do grupo CAEDEC da Paróquia São João Batista em Matipó (MG), o Jubileu de Ouro da PJ e o dia 09 de setembro ficarão para sempre na memória dos participantes. “Desde o dia do lançamento do evento já ficamos ansiosos para esse dia e, quando, o dia chegou, ficamos ansiosos antes e durante a viagem e super animados com o que poderia acontecer”, contou.

“Chegamos no Santuário de Aparecida, aquele lugar lindo e cheio de paz. A recepção da PJ é coisa de outro mundo, a comunicação nossa também é: começávamos a cantar e logo em seguida ia chegando mais e mais gente para perto de nós. Chegamos no evento, ali os olhos de cada um brilhava, o corpo chegou até arrepiar. Pulamos, dançamos e, claro, também falamos de coisas sérias”, descreveu Marcelo o evento.

Segundo o jovem de Matipó, a peregrinação até o Santuário da Mãe Aparecida foi também um momento em que cada um refletiu sobre a sua própria trajetória na pastoral. “Cada um com sua lembrança de como foi a caminhada até ali, como foi difícil fazer com que a Igreja nos aceite”, recordou. “Amo uma pastoral, eu amo a Pastoral da Juventude. Sou muito grato a todos por isso. Muito obrigado! PJ até morrer!”, finalizou Marcelo.

Por sua vez, a membro da Equipe Central da PJ na Arquidiocese, Alexandra Silva de Oliveira, afirmou que “ver tantos rostos diferentes e conhecer tantos caminhos diversos foi um dos maiores presentes da Romaria”. “Às vezes, cometemos a falha de acreditar que vivemos os maiores problemas, que saboreamos sozinhos as alegrias, mas a verdade é que ainda que sejamos diferentes e distantes, partilhamos dificuldades e alegrias semelhantes. Após a Romaria da Juventude, acredito que um novo ar de unidade soprou sobre nós. A Pastoral da Juventude do Brasil é a juventude de Cristo, a qual me orgulho de pertencer!”, destacou.

Testemunho de Dom Eudes

Filho da Arquidiocese de Mariana, Dom José Eudes também deixou seu testemunho sobre os 50 anos da PJ. Confira:

“Como é bom fazer parte da história da Pastoral da Juventude.

Lembro de um pensamento de São João Bosco, que escolhi para minha Ordenação Sacerdotal: “O Senhor colocou-me neste mundo para os outros”.

Como é bom poder estar a serviço da Juventude.

Celebrar estes 50 anos da PJ na Romaria no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, foi um momento gratificante, poder lembrar de tantas pessoas que fizeram e que continuam fazendo parte desta história.

Tive a oportunidade de poder participar com milhares de jovens do nosso Brasil desta grande festa, perceber a participação e entusiasmo desta juventude, procurando realmente em nossas Dioceses construir a Civilização do Amor.

Com alguns jovens da nossa Arquidiocese de Mariana, pude partilhar a alegria de ter sido assessor da PJ, quando ainda era diácono e depois como padre, e lembrar de outros nomes que deram continuidade a esta bela história da PJ em nossa Arquidiocese de Mariana.

Parabéns meus queridos jovens, continuem firmes nesta caminhada e procurem a cada dia dar um verdadeiro testemunho de bons cristãos e convidem outros jovens para fazer parte desta bela caminhada.

Um grande abraço e Deus continuem abençoando vocês hoje e sempre nesta missão”. (Dom José Eudes Campos Bispo de São João del Rei e Referencial da Juventude no Leste 2).

Texto: Pastoral da Juventude

Fotos: Ana Luíza Dutra e Ryan Santos

Agenda