segunda-feira

, 04 de março de 2024

Jovens da Arquidiocese de Mariana participam da Semana Vocacional 2024

03 de janeiro de 2024 Arquidiocese

“Ninguém se torna padre para si mesmo e, sim, para o serviço do povo de Deus”, afirmou o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, em sua homilia na missa de abertura da Semana Vocacional 2024 na noite desta terça-feira, 2 de janeiro, em Mariana (MG).

Promovida pelo Seminário São José, nesse ano o encontro tem como tema “Minha vida é seguir o Bom Pastor” e conta com a participação de 52 jovens das diversas paróquias da Arquidiocese. Desses, 26 são candidatos ao Propedêutico, fase preparatória à Etapa do Discipulado (formação em Filosofia), e 26 são candidatos ao Grupo de Orientação Vocacional (GOV), ou seja, que estão ainda no Ensino Médio.

Missa de abertura foi presidida por Dom Airton José dos Santos.

Durante a homilia, Dom Airton também ressaltou que a resposta ao chamado de Deus é pessoal e que a pergunta “quem sou eu?” deve nortear a nossa vida e nos ajudar a discernir os sinais de Deus.

“A resposta tem que ser amorosa, cheia de amor e largueza. É preciso entregar tudo definitivamente nas mãos de Deus. É isso que eu quero mesmo? É isso que corresponde à vontade de Deus? A opção de ser padre, de se consagrar a Deus, implica num modo de ser. Comportamento, atitudes, modo de agir, devem ser de acordo com aquilo que vocês querem optar”, sublinhou o Arcebispo.

Já nesta quarta-feira, dia 3, a programação foi aberta com a celebração da Missa presidida pelo Diretor do Propedêutico, Padre Gilsimar Tavares Vieria, seguida de um encontro com psicólogos. Já à tarde, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, apresentou aos jovens a estrutura organizacional da Arquidiocese.

Durante a Semana Vocacional, que segue até a próxima segunda-feira, 8 de janeiro, os jovens são acompanhados por uma equipe de padres, diácono, seminaristas e leigas da Arquidiocese de Mariana, bem como psicólogos.

Além disso, participam de atividades que proporcionarão aos vocacionados a oportunidade de refletirem sobre a vocação a que foram chamados no espírito de serviço ao povo de Deus no seguimento a Cristo Bom Pastor.

Padre José Geraldo falou sobre a estrutura organizacional da Arquidiocese aos participantes.

Texto e fotos: Equipe de Comunicação do Seminário São José

Agenda