terça-feira

, 18 de junho de 2024

Jovens da Arquidiocese de Mariana participam de eventos sobre a juventude do Regional Leste 2

07 de junho de 2024 Arquidiocese

Encontro de Lideranças Juvenis em Belo Horizonte.

O último fim de semana foi marcado por momentos de reflexão sobre a juventude no Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com encontros realizados nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Manhuaçu, a Arquidiocese de Mariana foi representada por integrantes da Pastoral da Juventude (PJ) e pelo Assessor Arquidiocesano da Pastoral Juvenil.

Encontro de Lideranças Juvenis

Aconteceu dos dias 31 de maio a 2 de junho, em Belo Horizonte (MG), o Encontro de Lideranças Juvenis do Regional Leste 2. O evento teve como objetivo promover diálogo, atendimento, escuta e formação, proporcionando uma conversa direta e objetiva sobre as diferentes manifestações e movimentos jovens.

O encontro reuniu cerca de 72 representantes das (arqui)dioceses mineiras. A Arquidiocese de Mariana foi representada pelos jovens da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (CAPJ) Cássia Fernandes, Ryan Santos e Maria Tereza Ozava. O Assessor Arquidiocesano das Juventudes, Padre Wesley Pires dos Santos, também esteve presente.

Durante o evento, os presentes participaram de uma palestra com o Assessor Externo para a Juventude da CNBB, Padre Antônio Ramos do Carmo (Toninho), que apresentou documentos da Igreja sobre a evangelização da juventude e reforçou que é preciso conhecer os jovens para evangelizá-los.

Da esquerda para direita: Cássia, Pe. Wesley, Ryan, Dom José Eudes, Pe. Toninho e Maria Tereza.

O Presidente da Comissão para a Juventude do Regional Leste 2, Dom José Eudes Campos do Nascimento, também esteve presente, promovendo momentos de discussões e debates em grupo. Já no domingo, uma conversa com o Psicólogo Alex Valadares, do Instituto Chiara Luce, reforçou a importância do autocuidado com a mente e alma.

Para Cássia Fernandes, da Coordenação Arquidiocesana da PJ, o encontro do setor juventude do Leste 2 proporcionou aos jovens da Arquidiocese de Mariana compreender a realidade no regional e como funciona o setor da juventude em outros (arqui)dioceses.

“Foi esclarecedor para que nós, jovens de Mariana, partilhássemos informações e até mesmo soluções para problemas que acontecem nas outras dioceses e entender que parte do Regional trata, sim, a juventude como prioridade, que somos ouvidos sim; mas que também devemos escutar para que em nossa ‘Arquimãe’ a juventude seja sempre prioridade”, disse.

Ampliada da PJ

Já em Manhuaçu (MG), a Diocese de Caratinga acolheu dos dias 31 de maio a 2 de junho a Ampliada Regional da Pastoral da Juventude – Leste 2. O evento teve como tema “Diálogo e Comunhão, para encantar-se com a missão” e a iluminação bíblica “Para que todos sejam um” (Jo 17,21) e contou com a participação de oito pessoas da Arquidiocese de Mariana, dentro membros da CAPJ e assessores leigos.

A Ampliada teve como principal objetivo deliberar as novas nas diretrizes e prioridades do regional para os próximos três anos, sendo escolhidos como eixos temáticos de atuação “Grupos de Jovens” e “Defesa da Vida das Juventudes”. Esses temas serão as prioridades e as propostas girarão em torno delas.

Houve também a escolha da nova coordenação da PJ do Regional Leste 2, quando a jovem Luiza Pires, da Diocese de Oliveira (MG), assumirá a Coordenação Nacional da PJ pelo Regional Leste 2. Ainda, foram indicados três novos assessores para a Comissão de Assessores do Regional (CRA), todos eles da Arquidiocese de Mariana: Izaías Amaral, Edwiges Costa e Alessandra Mrad.

O Secretário Arquidiocesano da PJ, Marcos Siqueira, destaca sobre a importância de participar do evento: “além de partilhar sonhos, anseios e dificuldades com outros jovens do Regional, foi bom conhecer novas pessoas que diariamente doam sua vida e seu tempo para fazer acontecer a civilização do amor em suas realidades. Volto dessa Ampliada revigorado e com a responsabilidade de realizar as ações que contribuí. Gratidão à Coordenação Regional do Leste 2 por proporcionar esse momento tão rico e marcante”, destacou.

Representantes da Arquidiocese de Mariana presentes na Ampliada.

Com informações do Regional Leste 2, Diocese de Caratinga e Comunicação da PJ da Arquidiocese de Mariana

Fotos: Ryan Santos, Carla Vieira e Alexandra Oliveira