quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Jovens da Forania de Mariana estudam Capítulo VII da Christus Vivit

17 de setembro de 2019 Arquidiocese

Representantes das expressões juvenis da Forania de Mariana receberam uma formação sobre o capítulo VII da Exortação Apostólica Pós-sinodal Christus Vivit do Papa Francisco, no último sábado (14), no Centro Pastoral Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Mariana. O estudo foi um pedido da Equipe Arquidiocesana de Animação Juvenil para as 17 foranias da Arquidiocese e foi conduzido pelo vigário forâneo, padre Alex Martins de Freitas.

“O Papa Francisco neste capítulo chama a atenção para uma pastoral juvenil que esteja integrada na pastoral de conjunto da igreja, que valorize os carismas presentes nos diversos grupos e movimentos como um verdadeiro dom do Espírito”, diz o padre. Ele ressalta que a visão do papa ajuda “a fomentar entre os jovens de nossa arquidiocese a importância de criar espaços de comunhão, de partilha  e acolhida, respeitando as diferenças próprias de cada grupo e nos propondo o mesmo ideal: a evangelização dos jovens”.

Karine de Souza Gomes, participante de um grupo de jovens da Comunidade São Vicente, pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, de Mariana, revela considerar importante debater o documento. “Neste momento estamos vendo que os jovens estão muito divididos, cada um pra um lado, e esse capítulo reflete justamente sobre isso: a gente unir e juntar mais, independentemente do movimento, do partido, independentemente do que você é, a gente busca a mesma coisa, que é Cristo, viver o amor de Deus”, expõe.

“A reflexão foi maravilhosa, de verdade, e muito esclarecedora”, opina Hellen Ariane do Ministério Jovem São Rafael, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Mariana. Conhecer o documento, na sua visão, ajuda o jovem a saber como se posicionar dentro da Igreja e, principalmente, conhecer e entender o que o Papa espera e quer para a juventude. O coordenador do ministério, Filipe Simeão, concorda e diz se sentir parte da Igreja ao ler a exortação.