quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Jovens da Região Mariana Oeste participam de formação sobre a Pastoral da Juventude

07 de março de 2023 Arquidiocese

No último sábado, 4 de março, foi realizada uma formação em Conselheiro Lafaiete (MG), na Paróquia Bom Pastor, sobre a importância e organização da Pastoral da Juventude (PJ). A formação foi ministrada pelo Assessor Leigo da PJ na Região Mariana Sul, Isaías Amaral.

O público-alvo dessa formação foi os grupos de base da pastoral, tendo como proposta principal apresentar de maneira breve a história e metodologia de evangelização que a PJ se baseia. Além de refletir sobre o papel do jovem dentro da Igreja, nos demais espaços sociais onde estão inseridos e a importância de viver no grupo de base, tendo sempre como inspiração a figura do Bom Pastor, Jesus Cristo.

A formação contou com a presença de 12 jovens sendo: membros dos grupos Anjos Preciosos de Deus da Paróquia Bom Pastor de Conselheiro Lafaiete, AUJ (Até o Último Jovem) da Paróquia São José Operário de Ouro Branco e o grupo Maranata da Paróquia Santo Amaro em Queluzito.

Para a jovem Lara Calazans, do Grupo Anjos Preciosos de Deus, “a formação me fez perceber os erros e os meus acertos enquanto coordenadora. Além disso, despertou em mim o desejo de colocar novas ideias em prática, a fim de mostrar que a ‘reza’ não necessariamente precisa ser sempre feita dentro da capela, mas também com o apoio e ajuda ao próximo!”, disse.

Segundo o jovem Ryan, do Grupo AUJ (Até o Último Jovem), o encontro foi essencial para o seu amadurecimento e aprendizagem no momento em que ele está vivendo. “Na formação, aprendemos o que é ser PJ e o que é a PJ, tivemos dinâmicas para ajudar no entendimento e debates para conseguirmos entender ambas as opiniões”, descreveu.

A Equipe Regional da Pastoral da Juventude Mariana Oeste agradece mais uma vez ao Pároco loca, Padre Edir Martins, e Paróquia Bom Pastor por acolher essa formação. A Pastoral da Juventude de informa que em breve será lançado novas datas de formações. Basta seguir o perfil no Instagram @marianaoeste_pj e ficar por dentro de todas as atividades realizadas na região.

Texto e foto: Equipe regional PJ Mariana Oeste