terça-feira

, 23 de abril de 2024

Jovens e adultos são crismados em São Miguel do Anta

03 de novembro de 2023 Arquidiocese

No sábado, 28 de outubro, 59 jovens e adultos receberam o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG), em Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

O sacramento da Crisma confere ao crismado a plenitude da graça batismal, tornando-se, assim, mais vinculados à vida da Igreja e enriquecidos com a força do Espírito Santo. Aqueles que recebem esse sacramento são convocados a difundir e defender a fé por palavras e em obras, como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.

Em sua homilia, Dom Airton destacou, justamente, essa condição e disse aos jovens que receber esse sacramento é uma necessidade para todos os batizados e um grande convite ao testemunho.

“Mas o que mudou? Qual a diferença entre uma pessoa crismada e a que não foi crismada ainda? Essa resposta não vem de fora, mas vem de dentro de cada um de vocês. […] Tem uma diferença! Vocês serão assinalados com o Espírito Santo de Deus. Não é uma marca física. […], não aparece, é uma marca espiritual. Esse selo será na alma de vocês! Selo de Cristo que deve fazer brotar na vida de vocês, através dos nossos pensamentos, julgamentos; através do que fazemos, projetamos; através do nosso dia-a-dia. É aí que daremos provas de que somos crismados”, pontou o Arcebispo.

A coordenadora da Catequese paroquial, Cleusa Lino, expressou sua alegria ao término da celebração. “Ser coordenadora pela primeira vez da Crisma foi muito especial! Tivemos alguns desafios, mas enfrentamos com muita sabedoria. Sentia-me sempre forte, pois estava com uma equipe motivada a fazer com que os crismandos se sentissem motivados a receber esse sacramento, com o coração cheio do Espírito Santo. Hoje a palavra é de gratidão a todos que ajudaram. Que Deus abençoe a todos e que estejamos juntos novamente em breve”, disse.

A crismada Tayná Leles também compartilhou a sua alegria ao receber esse sacramento de maturidade. “No momento em que o Arcebispo passou o óleo em minha testa, senti uma paz tão grande, uma alegria, um sentimento inexplicável. Tenho certeza de que foi o Espírito Santo que me tocou naquele momento. Senti-me muito acolhida, muito amada por Deus. Estou agora renovada e pronta para as batalhas que virão e com maturidade para enfrentar as dificuldades do dia a dia”, destacou.

Além da Crisma, outros dez receberam a Primeira Comunhão Eucarística. Estavam presentes ainda, o Administrador Paroquial, Padre Róbson da Cunha Chagas, e o Padre Glauber Rodrigo Passos Lacerda.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta 

Agenda