segunda-feira

, 04 de março de 2024

Jovens se reúnem em Barbacena para celebrar o primeiro ano da beatificação de Isabel Cristina

12 de dezembro de 2023

Celebrando o primeiro ano da beatificação da Mártir Isabel Cristina Mrad Campos, mais de 500 jovens, em suas mais diversas expressões, participaram neste domingo, 10 de dezembro, de uma peregrinação à Barbacena (MG). Momento de alegria, união e oração, o evento foi um testemunho de sinodalidade por parte da juventude e demonstrou a necessidade de uma Igreja que caminha e reza unida, de modo a transformar o mundo.

Reunindo jovens de todas as cinco regiões da Arquidiocese de Mariana e das (Arqui)dioceses de São João del-Rei (MG) e Juiz de Fora (MG), esse momento de espiritualidade foi marcado pela Celebração Eucarística presidida pelo Bispo de São João del-Rei e Referencial para a Juventude no Regional Leste 2, Dom José Eudes Campos do Nascimento. Outros sacerdotes do clero marianense estiveram presentes.

Dom Eudes, que também é natural de Barbacena, foi o presidente da celebração.

Em sua homilia, Dom Eudes enfatizou a importância do testemunho da jovem Beata. Recordando sobre o Tempo do Advento, o prelado destacou que esse período litúrgico prepara o coração do ser humano para viver a santidade de vida e que ser santo é viver o cotidiano com a experiência de Deus, como viveu Isabel Cristina.

Ainda em sua fala, Dom Eudes convidou a juventude a dar o testemunho das boas obras, das coisas que realmente geram esperança e convocou todos a viverem a união com Cristo Jesus.

Ao final da celebração, ao refletir sobre a vida e o martírio da Beata, o Pároco local e Vigário Geral para o Clero, Monsenhor Danival Milagres Coelho, pontuou que eles não são reconhecidos somente devido à morte dela, mas pelo modo de vida que viveu, com atenção aos mais pobres e necessitados.

Monsenhor Danival ainda enfatizou a necessidade da união com Jesus e incentivou a Juventude a ter devoção à Virgem Maria, uma vez que Isabel Cristina foi encontrada morta e totalmente despida, mas em seu dedo havia o anel em formato de terço que ela constantemente rezava, pedindo a Virgem Maria a sua intercessão.

Após a missa, os jovens peregrinaram do Santuário de Nossa Senhora da Piedade até a Capela, que será dedicada à Beata e onde os seus restos mortais estão depositados, para um momento mariano, com a oração do terço e meditação sobre a vida da Mártir. Ainda, tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial Isabel Cristina, anexo ao templo religioso.

Antes da celebração, os jovens foram acolhidos e participaram de momentos de animação.

Para o Assessor das Juventudes na Região Leste, Padre Carlos Heitor Fidelis, “essa peregrinação é um incentivo a todos os nossos jovens para que, a exemplo da Beata Isabel Cristina, possam viver a sua vida para Deus e ter um coração que ame, de fato, Nosso Senhor”, disse em vídeo divulgado nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena.

Segundo o Assessor das Juventudes na Região Sul, Padre Wagner Balbino, “desse momento de união juvenil, nasce a esperança da comunhão entre as expressões da juventude, da participação ativa e evangelizadora dos jovens de nossa Arquidiocese e a vivência da missão de batizados, como meditamos neste fim de semana do advento, a prepararmos os caminhos do Senhor”.

Experiência de fé

Imagem da Beata Isabel Cristina na capela que será dedicada a ela.

Para o jovem João Vitor Sansoni, da Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (MG), “caminhar ao lado de peregrinos dedicados, compartilhar experiências e participar das celebrações foram momentos que moldaram a minha perspectiva sobre a espiritualidade e a comunhão entre as pessoas. Cada passo era uma oportunidade para reflexão e crescimento pessoal, enquanto a presença da Beata Isabel Cristina guiava-nos na busca por uma conexão mais profunda com o divino”, descreveu a peregrinação.

Frisando a importância da história da Beata Isabel Cristina nesse primeiro ano de beatificação, ele deseja “que essa jornada sagrada continue a inspirar não apenas os fiéis, mas também a próxima geração, como eu, a abraçar os valores de compaixão, solidariedade e fé”. “Que a Beata Isabel Cristina seja uma luz a guiar nossas vidas, incentivando-nos a viver de maneira significativa e altruísta, abraçando os valores cristãos. Essa peregrinação deixou uma marca indelével em meu coração, fortalecendo a minha fé e a convicção de que o amor verdadeiro transcende todas as fronteiras”, ressaltou João Vitor.

Momento mariano.

A peregrinação dos jovens marcou também a comemoração arquidiocesana do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2023. Para Cremilda Moutinho, da Paróquia Cristo Rei, em Ouro Preto (MG), esse momento “foi uma experiência bonita, pois além de encontrarmos vários movimentos juvenis da nossa Arquidiocese de Mariana, também festejamos um ano da beatificação da Beata Isabel Cristina, uma jovem que nos inspira na busca pela santidade e na nossa caminhada de fé”.

A Assessoria das Juventudes da Arquidiocese agradece o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, da Região Mariana Sul, Prefeitura Municipal de Barbacena e dos assessores regionais das Juventudes pela promoção dessa primeira peregrinação. Particularmente, agradece aos jovens, cada um que participou e que se motivou pela presença. Que a Beata Isabel Cristina interceda pela juventude.

Texto: Assessoria das Juventudes da Arquidiocese

Fotos: Assessoria das Juventudes da Arquidiocese/Divulgação

Agenda

VEJA TAMBÉM