sexta-feira

, 19 de julho de 2024

Leigas da Arquidiocese de Mariana participam da Assembleia Geral Ordinária do CNLB

12 de junho de 2024 Arquidiocese

As leigas Leci, à esquerda, e Sonia, à direita, estiveram participando do evento em Manaus (AM). Foto: Arquivo de Leci Nascimento

Duas leigas da Arquidiocese de Mariana participaram, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, 42ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). O evento, realizado no Centro Maria de Loreto, em Manaus (AM), contou com a presença Sonia Barbosa, Presidente do Conselho do Laicato (CLAM) e representante da Arquidiocese, e de Leci Nascimento, Presidente do CNLB no Regional Leste 2.

O lema central da assembleia, “Cristãos Leigas e Leigos, testemunhas do Reino”, e a iluminação bíblica “Quanto a nós, não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20), inspiraram os participantes a refletirem sobre a importância do testemunho cristão na sociedade. A solenidade de Corpus Christi, realizada em procissão pelas ruas de Manaus, reforçou a união e celebração da fé entre os presentes.

Carta da 42ª AGO aos cristãos leigos e leigas

Delegação do Regional Leste 2 na 42 AGO do CNLB. Foto: Arquivo de Sonia Barbosa

Durante a Assembleia, o CNLB publicou uma carta direcionada aos cristãos leigos e leigas do Brasil.  No texto, é destacada a importância da interconexão entre todos os elementos da “Casa Comum”, conforme citado por Cireneu Kuhn, e enfatizado o compromisso com a preservação da integridade da criação e a promoção da justiça climática. Os participantes reafirmaram a missão de ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14), especialmente diante das mudanças climáticas e suas consequências.

Com a aproximação das eleições municipais, a carta do CNLB exorta os cristãos a escolherem candidatos comprometidos com o respeito à vida, direitos humanos e proteção ao meio ambiente. A busca por uma justiça climática equitativa é enfatizada, para nenhum grupo ser desproporcionalmente afetado pelas transformações climáticas.

A presidente do CNLB, Sonia Gomes de Oliveira, e o secretário-geral, Márcio José de Oliveira, assinam a carta, renovando o compromisso com uma Igreja sinodal e na perspectiva do Jubileu da Esperança.

Leia a carta na íntegra AQUI

Saiba mais da Assembleia em: cnlb.org.br

Texto: CNBB/Adaptado