segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Mais de 300 pessoas participaram do Encontro Arquidiocesano de Liturgia

03 de novembro de 2021 Arquidiocese

A Comissão de Liturgia realizou nos dias 26 e 27 de outubro o tradicional Encontro Arquidiocesano de Liturgia, reunindo membros das diversas equipes das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Mariana. 

Pela primeira vez, o evento ocorreu de forma remota, transmitido pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana. Para o assessor arquidiocesano de Liturgia, padre Lucas Germano, esse formato favoreceu a participação de vários membros, chegando a alcançar mais de 300 pessoas simultaneamente, entre o YouTube e o Zoom, algo que não era possível no formato presencial. 

Padre Lucas Germano é o assessor da Dimensão Litúrgica da Arquidiocese de Mariana

O encontro teve como tema “A Espiritualidade Litúrgica” e a assessoria do padre Paulo Nobre. Em sua fala, padre Paulo destacou a necessidade de intensificarmos os sentidos dos ritos que realizamos na Liturgia, visto que nenhum deles é uma ação vazia, mas preenchida pelo Espírito que nos comunica graças superiores. 

“A espiritualidade é realmente litúrgica quando a Liturgia e a vida estão ligadas; rezamos com a vida e a liturgia ilumina a vida. Aprendemos a viver na liturgia. Aprendemos a nos tornar cristãos no mundo por meio da celebração litúrgica. A palavra e o canto devem modificar a nossa vida. Deve nos levar a uma mudança de vida”, disse. O sacerdote ainda lembrou que a espiritualidade litúrgica não trata apenas de devoções pessoais ou coletivas. 

“Precisamos valorizar a vivência litúrgica e dos sacramentos. Ela tem sua fonte na oração comunitária, na celebração dos sacramentos e do Mistério Pascal de Cristo. Conduz a pessoa ao testemunho diário da missão. Há uma profunda conexão entre Liturgia e vida”, enfatizou padre Paulo Nobre.

Padre Paulo Nobre foi o assessor do encontro.

Para a participante Mônica Morais, da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Ouro Branco (MG), o momento foi de forte aprendizado. “Entender que a liturgia é a expressão celebrativa da comunidade eclesial e que se faz urgente que nossas celebrações sejam mais espiritualizadas para que possamos entender que a Espiritualidade Litúrgica tem tudo a ver com nosso jeito de ver e viver a vida, além do nosso jeito de se posicionar no mundo diante dos acontecimentos e situações cotidianas, uma vez que com a liturgia nos ensina como ser cristão no mundo.”

A formação está disponível no canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana. Para assistir o primeiro dia CLIQUE AQUI  e o segundo AQUI

Texto: Viviane Isidoro

Fotos: Flávia

LEIA AQUI OUTRAS NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE MARIANA

Agenda