domingo

, 19 de maio de 2024

Manual dos Conselhos da Arquidiocese de Mariana começa a ser revisto

07 de outubro de 2022 Arquidiocese

O Manual dos Conselhos da Arquidiocese de Mariana está passando por uma revisão. Para isso, a equipe constituída para trabalhar nesse processo esteve reunida no último dia 30 de setembro no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG). 

Tendo iniciado os seus trabalhos em 30 de julho, o grupo é formado pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira,  pelos padres Antônio Silva da Paixão, Geraldo de Souza Rodrigues e Edmar José da Silva, e pelas leigas Sônia Maria Barbosa e Flávia Aparecida Soares.

De acordo com o Padre Antônio Silva da Paixão, mais conhecido como Padre Nequinho, o objetivo da equipe é estudar todas as estruturas de funcionamento da Arquidiocese de Mariana, de modo especial dos Conselhos, para propor uma atualização diante das orientações atuais da Igreja.

Nesse primeiro momento, conforme o Padre José Geraldo, a Comissão responsável pelos trabalhos está lendo e conversando sobre as atuais normas e estudando a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, do Papa Francisco, sobre a organização administrativa da Igreja e o seu serviço ao mundo. 

A última vez que o Manual dos Conselhos da Arquidiocese de Mariana foi revisto em 2013. Comentando sobre o contexto atual, Padre Nequinho pontua a relevância do documento ser reexaminado. “Essa atualização precisa ser feita o mais breve possível; não esperar mais 10, 20, 30 anos… para que a gente tenha a possibilidade de oferecer aos nossos irmãos e irmãs que vão chegando, e aos mais novos também, a possibilidade de compreensão e de atitude de ação como agentes da evangelização”, comenta o sacerdote.

Para Padre Nequinho, um dos desafios durante esse processo se dá pelo fato das pessoas se fixarem na ideia de que as estruturas que são irremovíveis. “A gente pensa que as estruturas não podem ser renovadas, mas devem porque o fundamento é um só: Jesus Cristo. As outras coisas todas que vêm, projetos, planos de pastoral e de evangelização, são passíveis de modificação e de atualização, que deve ser feita com a maior frequência que a gente puder”, opina.  

Parte da equipe responsável pela revisão esteve reunida no último dia 30 de setembro. Foto: Thalia Gonçalves

Fotos: Thalia Gonçalves

*Atualizado em 10/10/2022 às 8h24

Agenda