Neste ano, Mariana comemora os 250 anos da chegada da imagem de São Roque no município. O santo, advogado contra a peste, fome e guerra, é o santo de devoção de muitos marianenses.
“A Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Mariana, encarando com fervor e dedicação à causa geral do bem-estar da população, diante do surto epidêmico que dizimou quase a totalidade da população da então Vila de Nossa Senhora do Carmo, no final do Século XVIII, transformou a sua Igreja em hospital para socorrer os atingidos. Especialmente naquele período, lançou mão de todos os recursos para combater o mal. Por inspiração do então Irmão Ministro Thomaz Florêncio Teixeira, a imagem de São Roque foi encomendada na França e patrocinada pela Confraria. Chegando da França ao Rio, depois da espera de noventa dias, finalmente chegou a Mariana”, conta o provedor da Festa de São Roque, Marcílio Queiroz.
A imagem de São Roque chegou na tarde do dia 29 de fevereiro de 1770. “Ela foi benta e colocada no altar lateral, da Igreja de São Francisco de Assis, iniciando-se a novena de penitência para aplacar o flagelo da peste. No dia 9 de março do mesmo ano, saiu pela primeira vez à rua a suave, linda, majestosa e respeitável imagem de São Roque que, desde as 8h às 22h, percorreu toda a Vila, de ponta a ponta, notando em todo o percurso a preocupação do povo em demonstrar o seu fervor com preces e variadas penitências ao milagroso santo. Estava instituída oficialmente em Mariana a tradicional Festa de São Roque.Dizimado o flagelo o fervor a São Roque se multiplicou, tornando-se, assim, há quase três séculos, o Santo de Mariana”, ressaltou Marcílio.
Mesmo com a pandemia da Covid-19, os marianenses poderão homenagear São Roque. A programação da festa começa no próximo domingo, 16 de agosto, com uma celebração no Santuário Nossa Senhora do Carmo, às 7h. A missa terá a benção de pão, água e sal e será transmitida online.
A novena será realizada entre os dias 23 a 29 de agosto e, no dia 30, será a Festa em louvor ao São Roque.