terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Mariana irá celebrar os 250 anos da chegada da imagem de São Roque

14 de agosto de 2020 Arquidiocese

Neste ano, Mariana comemora os 250 anos da chegada da imagem de São Roque no município. O santo, advogado contra a peste, fome e guerra, é o santo de devoção de muitos marianenses.

“A Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Mariana, encarando com fervor e dedicação à causa geral do bem-estar da população, diante do surto epidêmico que dizimou quase a totalidade da população da então Vila de Nossa Senhora do Carmo, no final do Século XVIII, transformou a sua Igreja em hospital para socorrer os atingidos. Especialmente naquele período, lançou mão de todos os recursos para combater o mal. Por inspiração do então Irmão Ministro Thomaz Florêncio Teixeira, a imagem de São Roque foi encomendada na França e patrocinada pela Confraria. Chegando da França ao Rio, depois da espera de noventa dias, finalmente chegou a Mariana”, conta o provedor da Festa de São Roque, Marcílio Queiroz.

A imagem de São Roque chegou na tarde do dia 29 de fevereiro de 1770. “Ela foi benta e colocada no altar lateral, da Igreja de São Francisco de Assis, iniciando-se a novena de penitência para aplacar o flagelo da peste. No dia 9 de março do mesmo ano, saiu pela primeira vez à rua a suave, linda, majestosa e respeitável imagem de São Roque que, desde as 8h às 22h, percorreu toda a Vila, de ponta a ponta, notando em todo o percurso a preocupação do povo em demonstrar o seu fervor com preces e variadas penitências ao milagroso santo. Estava instituída oficialmente em Mariana a tradicional Festa de São Roque.Dizimado o flagelo o fervor a São Roque se multiplicou, tornando-se, assim, há quase três séculos, o Santo de Mariana”, ressaltou Marcílio.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, os marianenses poderão homenagear São Roque.  A programação da festa começa no próximo domingo, 16 de agosto, com uma celebração no Santuário Nossa Senhora do Carmo, às 7h. A missa terá a benção de pão, água e sal e será transmitida online.

A novena será realizada entre os dias 23 a 29 de agosto e, no dia 30, será a Festa em louvor ao São Roque.

 

Agenda