sábado

, 13 de abril de 2024

Mariana se prepara para as celebrações da Semana Santa 2024, trazendo novidades em sua programação

11 de março de 2024 Arquidiocese

Está se aproximando a Semana Maior da fé católica. A tradição de reviver os últimos dias da passagem de Cristo na terra é a lembrança da certeza de nossa salvação. Em Mariana (MG), sede da Igreja Primacial de Minas Gerais, as celebrações são sinônimos de fé e tradição, por exemplo, com os tapetes devocionais para a procissão da Ressurreição e as flâmulas ou colchas enfeitando as sacadas das casas e prédios históricos.

Com a programação conjunta das três paróquias da sede do município — Nossa Senhora da Assunção (Catedral), Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus — neste ano, uma novidade, é a volta da realização da procissão do Domingo da Ressurreição pela manhã e com um novo trajeto.

Em 2024, a missa será às 8h30, na Praça da Igreja de São Pedro dos Clérigos, seguida da procissão em direção à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Esse percurso, que será realizada pela primeira vez, busca interligar as comunidades das Paróquias Nossa Senhora da Assunção e Sagrado Coração de Jesus pelas ruas do centro histórico de Mariana.

Nos últimos anos, a celebração da Páscoa ocorria na Praça dos Ferroviários, ao final da tarde, seguida da procissão em direção à Praça Cláudio Manoel (Praça da Sé).

Tapetes devocionais em Mariana. Foto: Thalia Gonçalves

“A manhã de Páscoa é marcada pela luz, pelo brilho da Ressurreição e, ao mesmo tempo, [por] essa expressão artística, religiosa e cultural da beleza dos tapetes, dos enfeites das sacadas, do figurado bíblico, que demonstra a história da salvação tendo seu culmine o ministério pascal de Cristo”, afirma o Pároco e Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani, sobre a expectativa para o retorno dessa celebração pela manhã.

Manifestação de arte e de fé, durante a procissão da Ressurreição, os tradicionais tapetes devocionais de ferragem atraem também os olhares dos fiéis e turistas aos trazerem também as representações do belo e do anúncio pascal. Segundo Padre Geraldo, esse trabalho só é possível por meio da união e colaboração entre moradores e a Associação Marianense dos Artistas Plásticos (AMAP).

“Ressaltamos como ponto importante essa integração entre artistas e a comunidade porque é por meio desse trabalho conjunto, da confecção dos tapetes, dos enfeites nas sacadas, que as famílias vão passando a tradição para as crianças. Por isso, a comunidade está empenhada em fazer com que haja esse diálogo e essa participação”, pontua o Pároco e reitor da Catedral.

Padre Geraldo ressalta também que é por meio do trabalho em conjunto que as famílias vão passando as tradições para as crianças, solicitando aos pais e responsáveis que levem as crianças para participar da solenidade vestidas de anjo.

Confira abaixo a programação das principais celebrações:

 

Dia 23 de março – Sábado – Santa Missa Do Crisma e da Unidade

09h45: Oração Solene da Hora Média, conduzida pelos padres da Arquidiocese, na Catedral Basílica.

10h: Santa Missa do Crisma e da Unidade, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos, concelebrada pelos padres da Arquidiocese, na Catedral Basílica.

18h: Celebração Penitencial nos espaços celebrativos: Santa Ifigênia, no Alto do Rosário; Santa Cruz, no Barro Preto; São Francisco de Assis, na Vila Maquiné.

18h: Santa Missa, na Catedral Basílica.

19h: Solene e piedoso exercício da Via Sacra, saindo da Catedral Basílica para Igreja de São Pedro dos Clérigos. Participação especial de pastorais, movimentos e confrarias ao longo das estações.

19h30: Celebração Penitencial na igreja São Judas Tadeu e no espaço celebrativo Nossa Senhora das Graças, na Vila Inconfidentes

Solenidade da Semana Santa

24 de março – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

10h: Santa Missa na Catedral Basílica com a participação das crianças, adolescentes e jovens da Catequese paroquial.

18h: Benção dos Ramos na igreja Nossa Senhora do Rosário e procissão para a Praça da Sé, seguida da Santa Missa, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos. Participação em conjunto de todas as paróquias da cidade, grupos e movimentos juvenis.

25 de março – Segunda-feira Santa

19h: Santa Missa na Catedral Basílica e piedosa procissão do depósito da imagem do Senhor dos Passos para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Na chegada, Sermão alusivo ao pretório de Nosso Senhor pelo Revmo. Dom Aloísio Jorge Pena Vital, bispo emérito de Sete Lagoas, MG. Participação especial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. No dia seguinte, a imagem do Senhor dos Passos permanece na Igreja do Rosário para a veneração dos fiéis.

26 de março Terça-feira Santa

19h: Santa Missa na Capela de Nossa Senhora de Nazaré, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, para a Praça Minas Gerais.

19h: Santa Missa, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seguida da procissão dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a execução dos tradicionais motetos alusivos ao seu padecimento. Na praça Minas Gerais, ocorrerá o comovente Sermão do encontro de Jesus com a sua Mãe Santíssima. O Sermão será proferido pelo Exmo. Revmo. Mons. Danival Milagres Coelho, bispo auxiliar eleito da Arquidiocese de Goiânia. Ao término, na catedral, bênção com o Santo lenho.

27 de março – Quarta-feira Santa

19h: Santa Missa na Igreja São Francisco de Assis e procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Catedral Basílica. Na chegada, Sermão da Soledade a ser proferido pelo Revmo. Pe. Adilson Felício Feiler, SJ, professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Ao término, Solene Ofício de Trevas com a participação das Irmandades, Confrarias, Associações e Movimentos.

Solene Tríduo Pascal

28 de março – Quinta-feira Santa

19h Santa Missa da Instituição da Eucaristia, do sacerdócio e do Mandamento Novo, com o rito do Lava-Pés, na Catedral Basílica, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos. Após a celebração, desnudação dos altares e procissão de trasladação do Santíssimo Sacramento para a capela e adoração até à meia noite.

29 de março – Sexta-feira da Paixão

06h Tradicional Via Sacra saindo da Catedral Basílica para a Cartuxa de Dom Viçoso.

09h: Solene Ofício de Trevas na Catedral Basílica, presidido pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos, com a participação das Irmandades, Confrarias, Associações e Movimentos.

15h Solene Ação Litúrgica em memória da Paixão e Morte do Senhor, com a coleta para lugares santos

18h30: Apresentação do figurado bíblico e oração pela paz: “Vós sois todos irmãos”.

19:30 Sermão do Descendimento pelo Exmo. Revmo. Frei André Luis Tavares, OP, Prior Provincial dos Dominicanos no Brasil. Em seguida, piedosa Procissão do Enterro com a imagem do Senhor Morto e a relíquia do Santo Lenho para a Catedral Basílica. A imagem do Senhor morto permanecerá na Catedral durante o sábado, até às 12hs para a veneração dos fiéis.

30 de março – Sábado de Aleluia

20h Solene Vigília Pascal na Catedral Basílica, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos.

31 de março – Domingo da Ressurreição

08h30: Santa Missa de Páscoa, presidida pelo Sr. Arcebispo Metropolitano Dom Airton José dos Santos na Praça da Igreja de São Pedro dos Clérigos. Em seguida, piedosa Procissão da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Para esta festiva procissão, contamos com a colaboração dos moradores, artistas e voluntários para a confecção dos tradicionais tapetes e enfeites nas janelas e sacadas das casas, numa efusiva demonstração de alegria, esperança e fé no mistério da ressurreição. Na chegada, bênção do Santíssimo Sacramento e distribuição das amêndoas para anjinhos e figuras bíblicas. Participação de todas as paróquias da cidade com seus movimentos, irmandades e confrarias.

19h: Santa Missa na Catedral Basílica e solene coroação exaltando o triunfo de Nossa Senhora, pois, Ela, em sua soledade, manteve acesa a esperança da ressurreição. Concluindo as celebrações, solene canto do Te Deum Laudamus, fechando os piedosos e solenes atos da Semana Santa em Mariana, MG.

Baixe aqui o PDF com a programação

Fotos: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana

Agenda