sábado

, 20 de abril de 2024

Membros do Conselho Permanente da CNBB parabenizam o Papa Francisco pelos 11 anos de seu pontificado

15 de março de 2024 Igreja no Brasil

Os membros do Conselho Permanente da CNBB, reunidos nos dias 12 a 14 de março, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), parabenizaram o Papa Francisco pelos onze anos de seu pontificado, completados nesta quarta-feira, 13 de março. Por meio de uma carta endereçada ao Papa, eles também agradeceram o seu testemunho e magistério.

Na carta, os membros do Conselho Permanente, em sintonia com os constantes apelos do Papa pela fraternidade universal, desejaram que a Igreja seja, sempre mais, casa e escola de comunhão. “Expressamos nossa sincera gratidão pelo caminho sinodal que estamos percorrendo, incentivados e orientados por Vossa Santidade, procurando viver e atualizar o mistério da Igreja em missão”.

“Estamos solidários com seus insistentes apelos pela paz mundial, que tem sofrido graves ameaças, e também com o seu empenho pela reconciliação dos países em conflito”.

Os bispos se uniram em oração, especialmente pela saúde do Papa.  “Pedimos orações pelo êxito dos nossos trabalhos, para que estejamos, cada vez mais, a serviço da Igreja no Brasil, fiéis a Cristo e em unidade com o pastoreio de Vossa Santidade, em vista da santificação do povo de Deus”, finalizaram.

Leia a carta na íntegra:

Brasília-DF, 13 de março de 2024

Estimado Papa Francisco,

Nós, membros do Conselho Permanente da CNBB, reunidos dos dias 12 a 14 de março, em Brasília, expressamos a nossa profunda unidade com Vossa Santidade. Louvamos a Deus e parabenizamos pelos onze anos da sua eleição para o ministério petrino, como também agradecemos o seu testemunho e Magistério que nos confirmam e motivam em nossa missão evangelizadora.

Em sintonia com seus constantes apelos pela fraternidade universal, estamos vivendo a Campanha da Fraternidade, cujo tema é: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). Desejamos que nossa Igreja seja, sempre mais, casa e escola de comunhão.

Expressamos nossa sincera gratidão pelo caminho sinodal que estamos percorrendo, incentivados e orientados por Vossa Santidade, procurando viver e atualizar o mistério da Igreja em missão.

Estamos solidários com seus insistentes apelos pela paz mundial, que tem sofrido graves ameaças, e também com o seu empenho pela reconciliação dos países em conflito.

Asseguramos nossas preces em sua intenção, especialmente pela sua saúde. Pedimos orações pelo êxito dos nossos trabalhos, para que estejamos, cada vez mais, a serviço da Igreja no Brasil, fiéis a Cristo e em unidade com o pastoreio de Vossa Santidade, em vista da santificação do povo de Deus.,0

Suplicando a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, pedimos a Bênção Apostólica para todo o povo brasileiro.

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto
Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de
Goiânia – GO
1º Vice-Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de
Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de
Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de
Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Texto e foto: CNBB

Agenda