sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Memória dos 14 anos e perspectivas da V Conferência de Aparecida (SP) são tema de entrevista especial com o Secretário-Geral da CNBB

24 de maio de 2021 Igreja no Brasil

Neste mês de maio a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (CELAM), realizada em Aparecida (SP) no ano de 2007, completa 14 anos de realização. Com o tema “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos Nele tenham vida”, o evento aconteceu entre os dias 13 e 31 de maio de 2007, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

A abertura foi feita pelo então Papa Bento XVI, hoje Papa Emérito. A V Conferência de Aparecida, como ficou conhecida, foi um dos grandes acontecimentos da Igreja Católica na América Latina. Para celebrar a memória e as perspectivas desses 14 anos de Conferência, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, deu uma entrevista especial ao Boletim Igreja no Brasil, que vai ao ar semanalmente aos domingos, às 20h, canal do YouTube da CNBB.

Essa entrevista também reflete o ponto de partida e o desejo da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). Um dos objetivos desta Assembleia é ter como ponto de partida o legado de Aparecida que ainda precisa ser vivenciado na Igreja da América Latina.

O processo desta assembleia encontra-se na fase de escuta às Igrejas particulares, organismos, pastorais e indivíduos até junho deste ano. A data para a realização da assembleia é de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

Assista à entrevista:

Texto e imagens: CNBB

Veja aqui outras notícias da Igreja no Brasil e no Mundo

Agenda