domingo

, 14 de agosto de 2022

Mercês celebra o Jubileu de Diamante de sua padroeira; confira a programação

18 de setembro de 2019 Arquidiocese

Desde segunda-feira (16), a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês, Região Pastoral Mariana Sul, está celebrando o Jubileu de Diamante da sua Padroeira. As missas estão sendo celebradas diariamente às 7h, 15h e 19h. A festa será no dia 24 de setembro.

O pároco, padre Apolo Guerra, comenta que a paróquia celebrou o primeiro jubileu em 1960 e foi agraciada pela sagrada penitenciária no dia 23 de outubro de 1959, que concedeu a permissão para a celebração do jubileu. “Naquele ano, o padre Geraldo Coelho de Resende descreveu os frutos espirituais dos trabalhos dos padres e paroquianos. Foram 5276 confissões, das quais os homens só se confessavam à noite, às 19h. Foram mais de 20 mil comunhões e peregrinações de muitas partes”, revela.

Padre Apolo lembra que o Cônego Vicente Diláscio escreveu um texto para o Jornal Arquidiocesano do dia 23 de outubro de 1960, em que relatou que “o final da festa foi empolgante. Dia a dia crescia o número de comunhões. E no dia 24 a Santíssima Virgem das Mercês recebeu a homenagem fervorosa e eucarística de todos os seus diletos filhos de Mercês e de fiéis devotos de paróquias vizinhas”.

Reprodução do Arquivo da Arquidiocese.

 

Reflexões e programação

Este ano, a paróquia está refletindo a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Cristo Vive. “Destacamos a exortação por ser o ano dedicado à juventude e buscamos nos inspirar na vida de Maria para que ela seja o grande testemunho para todos os jovens”, explica o pároco.

As confissões estão sendo atendidas das 8h30 às 14h e a partir das 18h. No dia 24, dia da festa, haverá missa às 7h, 8h30, 10h, 14h3o e 16h30. Às 13h30 haverá bênção e procissão motorizada e às 18h a procissão com o andor, seguida da coroação e consagração a Nossa Senhora. “Será uma alegria receber todos aqueles que puderem vir participar conosco e quem não puder vir pedimos que rezem pelo bom êxito do nosso jubileu”, expressa padre Apolo.

 

Documentário

No dia 21, após a missa das 19h, haverá a apresentação de um documentário sobre o Jubileu.

 

 

Fotos: Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês.

Agenda