sábado

, 18 de maio de 2024

Mês vocacional: oportunidade para rezar e fortalecer o compromisso com as vocações

01 de agosto de 2023

Imbuída pelo amor de Deus e o chamado às vocações, a Igreja do Brasil celebra, em agosto, o Mês Vocacional. Neste ano, no contexto do 3º Ano Vocacional, se reflete o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

Tempo dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades com o foco nas vocações, ao longo de todo mês, são lembradas as mais diversas vocações, sendo:

  • 1ª semana: vocação para o ministério ordenado (diáconos, sacerdotes e bispos), em especial, com a celebração do “Dia do Padre”;
  • 2ª semana: vocação para a vida em família e ao matrimônio, recordando no segundo domingo o “Dia dos Pais”;
  • 3ª semana: vocação para a vida consagrada: religiosos (as) e consagrados (as) seculares;
  • 4ª semana: vocação para os ministérios e serviços na comunidade (leigos e leigas), festejando no último domingo, o “Dia do Catequista”.

Segundo o Promotor Vocacional da Arquidiocese, Padre Rosemar Marcos Condé, o mês dedicado às vocações é “sempre uma oportunidade especial para aprofundarmos a realidade vocacional em nossas comunidades”. “É tempo também de refletirmos sobre o nosso cuidado para com todas as vocações. É nossa missão cuidar das vocações e fomentá-las para que mais crianças e jovens se despertem para responder SIM ao chamado que Deus lhes faz”, enfatiza.

“Neste 3º Ano Vocacional Nacional, nosso empenho é animado pelo desejo de que mais corações ardam e os pés se coloquem a caminho a fim de que o Evangelho de Cristo chegue a mais corações e nossas comunidades experimentem cada vez mais a Vocação como Graça e Missão”, completa o sacerdote.

Para incentivar a vivência do Mês Vocacional, a Pastoral Vocacional e o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese compartilham o material elaborado pela Diocese de Uruaçu (GO) para ser rezado nas paróquias e comunidades.

Mês Vocacional 2023 – Baixe aqui o subsídio

Despertar vocacional

Outra iniciativa que também será realizada é o “Despertar Vocacional” nos meses de agosto e setembro. Confira a programação:

  • Região Sul – 06/08 – Basílica de São José – 13h;
  • Região Leste- 12/08 – Igreja de Lourdes – Viçosa – 8h30;
  • Região Oeste – 27/08 – Paróquia S. Sebastião – C. Lafaiete – 13h;
  • Região Norte – 02/09 – Seminário de Teologia – Mariana – 13h;
  • Região Centro – 03/09 – Brás Pires – 13h.

Mensagem do assessor da CNBB

O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ângelo Mezzari, em vídeo, pede para que se faça do período um tempo de oração, reflexão e de compromisso com a causa das vocações.

“Vamos agradecer e suplicar pelos ministros ordenados, rezar pela vocação familiar, matrimonial; agradecer a Deus e invocar para que tenhamos muitos homens e mulheres consagrados a Deus pelos conselhos evangélicos; e vamos mais uma vez agradecer, rezar e promover os serviços e ministérios na comunidade, em particular, à vocação do catequista”.

Ele ainda deseja que agosto seja um mês para que todos façam arder o coração e para que a Palavra de Jesus continue ressoando na Igreja e no mundo.

“Somos chamados a promover uma cultura vocacional onde todos a partir do Batismo possa acolher o chamado do Senhor e responder com generosidade; vocação é graça, vocação é missão”.

Veja o vídeo na íntegra:

Texto: Arquidiocese de Mariana com CNBB

Saiba mais sobre o Ano Vocacional e acesse os conteúdos em: www.arqmariana.com.br/3o-ano-vocacional

Veja também:

Hora Santa para agosto, Mês Vocacional, já está disponível

Agenda

VEJA TAMBÉM