quarta-feira

, 17 de abril de 2024

Milhares de pessoas celebram Nossa Senhora dos Remédios

05 de setembro de 2023 Arquidiocese

No dia 1º de setembro, na cidade de Senhora dos Remédios (MG), localizada na Região Mariana Sul, houve uma celebração jubilosa em honra à sua padroeira, Nossa Senhora dos Remédios. Uma enorme multidão saiu de suas residências e dirigiu-se à padroeira, a “Mãe dos Remédios”, para prestar homenagens, expressar gratidão pelas bênçãos alcançadas e fazer fervorosos pedidos, todos conduzidos por uma profunda fé.

Durante os dias do Jubileu, os remedienses e peregrinos receberam graças especiais devido à grande expressão de fé e amor à Santa e a seu filho, Jesus Cristo. Em uma só voz, todos louvaram a Deus e elevaram a Ele a sua oração de gratidão e súplica.

Neste ano, o Jubileu de Nossa Senhora dos Remédios teve como destaque o Ano Vocacional, destacando em seu lema: “Maria: exemplo para todas as vocações na radicalidade, na plenitude e na integralidade de sua resposta”.

O Jubileu teve início no dia 23 de agosto e contou com a celebração de duas Missas diárias, confissões e a presença de vários padres, filhos da terra e convidados.

Dia solene

No dia 1º, dia da padroeira, foram celebradas duas Missas. À noite, uma procissão, com a presença de milhares de pessoas, deu início a última celebração, presidida pelo Padre Rodrigo Alberti, filho da terra e que atua no Santuário de Nossa Senhora do Amor Divino, Correias, Petrópolis (RJ).

A homilia, realizada pelo Padre João Rosa, destacou também o ano vocacional: “Os evangelhos nunca apresentam Maria no mesmo local. Quando o anjo lhe anuncia, ela está em Nazaré. Quando ela visita sua prima Isabel, ela está nas montanhas. Maria nunca é mencionada duas vezes em um mesmo local. O lema do ano vocacional é se o coração não está quente, os pés não se colocam a caminho, se o coração não arde, os pés param… O que tem feito o teu coração exultar de alegria? O que tem preenchido o teu coração? Como você tem glorificado a Deus? […] Para que o caminho valha à pena, é preciso cuidar, não dos calos do pé, e sim, da ardência do coração […] Exaltamos a Deus, que deixou arder o coração de uma jovem de Nazaré […]. Hoje, louvamos porque o coração ardente de Maria, se alegrava e exultava a Deus, com o plano Dele se cumprindo”.

Ao final da celebração, Nossa Senhora foi homenageada pela multidão de pessoas cantando à capela músicas tradicionais em louvor a mãe dos Remédios e coroada neste ano por adolescentes da paróquia. O Pároco, Padre Wantuil Gonzaga Júnior, encerrou o momento expressando sua gratidão por todos os envolvidos na Festa e por todos os presentes.

Texto e fotos: Pascom/Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

Agenda