sábado

, 20 de abril de 2024

Ministros da Palavra e da Eucaristia tem retiro em Ribeirão de São Domingos

17 de outubro de 2023 Arquidiocese

A Comunidade Catalão, da Paróquia São Domingos de Gusmão, localizada no distrito de Ribeirão de São Domingos (MG), recebeu 80 ministros e ministras neste domingo, 15 de outubro, para um retiro espiritual. Vindos de várias das 17 comunidades que compõem a paróquia, traziam Bíblia e experiência de vida comunitária.

O encontro foi orientado por Gilson de Oliveira, que propôs duas reflexões e pediu que os participantes fizessem a ligação de uma com a outra. A primeira foi sobre a Criação, que convida ao cuidado com a Casa Comum, com o ecossistema que envolve cada comunidade, a defesa incondicional da vida em todas as circunstâncias, “pois a criação é um projeto de vida do qual Deus não abre mão. Ele conta conosco para sua efetivação e atualização”.

A segunda reflexão foi sobre a Eucaristia em seus aspectos de presença de Jesus, de comunhão com os excluídos, de memória viva da ação de Jesus, do sacrifício, a vida doada na Cruz, para que todos tivessem vida.

Convocados a fazer a ligação entre Criação e Eucaristia, os participantes concluíram que o mundo criado por Deus Pai foi recriado por Jesus, o Filho, e a Eucaristia é presença de Jesus, o Pão da Vida, que se reparte para que todos tenham vida. Deve ser celebrada e reverenciada nos cultos sem exclusão, sem egoísmo, sem preconceitos, para que as comunidades sejam fiéis à memória de Jesus.

A primeira parte se encerrou com uma celebração que destacou o cuidado com Casa Comum, simbolizado nas fossas sépticas que devolvem água limpa aos córregos, no adubo orgânico que garante qualidade dos alimentos, na preservação da fauna e da flora. A segunda parte se encerrou com uma vigília eucarística, destacando-se a gratidão pela presença de Jesus, conforto e compromisso para continuar o serviço à sua Palavra e à Comunhão Eucarística.

O Padre João do Carmo, Pároco local, visitou o retiro à hora do almoço, levando ânimo aos ministros e ministras.

Texto e imagem: Paróquia São Domingos de Gusmão

Agenda