sábado

, 20 de abril de 2024

Missa do Crisma e da Unidade será celebrada no próximo sábado, 23 de março

14 de março de 2024 Arquidiocese

Acontece no próximo sábado, 23 de março, às 10h, a Santa Missa do Crisma e da Unidade da Arquidiocese de Mariana. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).

Liturgicamente realizada na Quinta-feira Santa, quando se celebra a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, na Arquidiocese de Mariana, devido às dificuldades logísticas pelo extenso território, ocorre no sábado que antecede ao Domingo de Ramos, buscando a adesão de um número maior do clero, bem como religiosos (as) e fiéis.

Por que Missa da Unidade?

Essa celebração, dentre seus nomes, é, principalmente, intitulada da “Unidade” por celebrar o dom da unidade, ou seja, o sacerdócio unificado entre si e com Jesus Cristo Nosso Senhor. Nela, os padres renovam as promessas sacerdotais feitas no momento da ordenação, em sinal da sua contínua fidelidade.

Quais são os óleos e em quais ocasiões são usados?

Também conhecida como Missa dos Óleos, durante essa celebração, o bispo abençoa os Óleos dos Catecúmenos e Enfermos e consagra o Óleo do Crisma que serão usados em todas a Arquidiocese durante o ano.

Saiba mais sobre cada um deles:

  • O Óleo dos Catecúmenos é utilizado para na administração do Batismo. Antecedendo a água benta, ele tem como papel definidor da libertação do mal;
  • O Óleo do Crisma recebe uma porção de bálsamo, que é creditado como o perfume de Cristo. É usado no sacramento da Crisma e também no da Ordem, sendo utilizado para ungir as mãos do candidato;
  • Já o Óleo dos Enfermos é usado em pessoas em situação grave de enfermidade.

Ao final dos ritos de bênçãos e consagração, os Santos Óleos são armazenados em recipientes para serem distribuídos às 137 paróquias da Arquidiocese de Mariana.

Confira a programação da Arquidiocese de Mariana para essa cerimônia:

09h45 – Oração Solene da Hora Média, conduzida pelos padres da Arquidiocese, na Catedral Basílica.

10h – Santa Missa do Crisma e Unidade, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos, concelebrada pelos padres da Arquidiocese, na Catedral Basílica.

Acompanhe ao vivo a partir das 10h:

Agenda