segunda-feira

, 04 de março de 2024

Missa de Imposição das Cinzas marca o início da Quaresma e a abertura da CF 2023 na Arquidiocese de Mariana

23 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

Fiéis leigos, padres, seminaristas e religiosos lotaram a Praça da Sé, um dos pontos turísticos de Mariana (MG), durante a Missa de Imposição das Cinzas, na noite desta quarta-feira, 22 de fevereiro. 

Ao som do Coral Sintonia com Deus, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, que, por meio do Evangelho (Mt 6,1-6. 16-18), enfatizou o início da Quaresma, o tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, marcado por oração, esmola, perdão, reconciliação, penitência, caridade e conversão.

À ocasião, os seminaristas do Seminário São José marcaram presença na Celebração Eucarística. Participaram também da Santa Missa os sacerdotes: Rosemar Marcos Condé, Sérgio José da Silva, Johny Sales de Figueiredo Dias, Leandro Ferreira Neves, Gilsimar Tavares, Luiz Roberto de Souza, Geraldo Dias Buzian, Marcelo Moreira Santiago e o Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis.

É importante destacar que durante a celebração foi realizada a abertura da Campanha da Fraternidade 2023, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano traz o seguinte tema Fraternidade e fome e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16)

Na oportunidade, Dom Airton explicou o porquê a Campanha da Fraternidade 2023 trazer como tema “Fraternidade e fome”. “A gente poderia até dizer o seguinte: se tem fome é porque não tem fraternidade. A relação da fraternidade com a fome é direta, ou seja, é preciso ter mais fraternidade para eliminar a fome. Porque se eu vejo o outro comer mal e tratar fraternalmente, eu não vou ficar contente com ele passando fome”, apontou. 

Durante a missa, as cinzas obtidas da queima dos ramos utilizados no Domingo de Ramos, no ano passado, foram abençoadas pelo Arcebispo Metropolitano com água benta. Com as cinzas úmidas, os sacerdotes, então, marcaram a cabeça de cada fiel, pronunciando a frase: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

A  Imposição das Cinzas, de acordo com Dom Airton, traz à tona a lembrança que somos pó e ao pó voltaremos, enaltece a urgência da conversão e  destaca a importância de deixar para trás todo o pecado. 

Fotos: Laura Pujatti/Agente da Pascom da Catedral de Mariana

Veja também:

CNBB abre a CF 2023 com apelo de comunhão e solidariedade no enfrentamento à fome no Brasil

Divulgada a mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2023

Em mensagem para a Quaresma, o Papa afirma que o caminho quaresmal é sinodal

Agenda