terça-feira

, 28 de maio de 2024

Missa em ação de graças marca as comemorações do aniversário natalício de Dom Airton

26 de junho de 2023 Arquidiocese

Agradecendo a Deus pelo dom da vida, a Arquidiocese de Mariana se reuniu na noite deste domingo, 25 de junho, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), para celebrar o aniversário natalício o Dom Airton José dos Santos. O Arcebispo Metropolitano desta Igreja Particular completou, na data, 67 anos.

Na sua reflexão, Dom Airton recorreu à Primeira Leitura, do livro do Profeta Jeremias (20, 10-13), para enfatizar que Deus age e salva. “Mesmo reconhecendo que estamos sendo injuriados, perseguidos ou maltratados, se confiamos em Deus, o Senhor, Ele nos salvará. Ele não nos abandona”, pontuou.

Meditando sobre o salmo 68 (69), proposto para a liturgia do 12º Domingo do Tempo Comum, o Arcebispo Metropolitano ainda destacou que Deus atende aos clamores dos seus filhos devido ao seu amor por cada um de nós. “Nós precisamos reconhecer esse amor de Deus. Não podemos achar que Deus está distante. Às vezes, nós mesmos é que nos distanciamos de Deus, não Deus que se distancia de nós. Ele está próximo. Se nós O buscarmos, O procurarmos, nós O encontraremos”, enfatizou.

Passando pelo Evangelho (Mt 10, 26-33), Dom Airton explicou que ele sintetiza toda a reflexão que a Sagrada Escritura apresentou para aquela ocasião. “Confiando em Deus, nós temos a certeza que Ele não nos deixará perecer. Não importam as dificuldades, as circunstâncias, os problemas, os desafios, não importam. Tudo isso poderá ser superado se confiarmos no Senhor”, frisou.

O Pastor da Arquidiocese de Mariana ainda ressaltou a importância de cada um colocar a sua vida e seus dons a serviço de Deus e do próximo.

Ao término da celebração, o aniversariante recebeu saudações dos presentes e, de modo especial, do Representante Arquidiocesano dos Presbíteros, Padre Mauro Lúcio de Carvalho, e da leiga Maria Luiza Dias, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Mariana.

“Neste chão marianense, somos um povo simples, de cidades pequenas, e de corações acolhedores. Sinta-se, Dom Airton, cada vez mais em casa. Peço a Deus que lhe conceda muitos anos de vida entre nós e que a Virgem da Assunção o acompanhe pelas estradas da Arquidiocese e que os dias vividos nesse chão ajude-o a conhecer e a amar o nosso jeito de ser. Que seja feliz entre nós e como nós. […] Conte com as nossas orações e nossa amizade”, desejou Padre Mauro Lúcio em nome de todos os sacerdotes do Clero Marianense.

Em sua homenagem, Maria Luiza apontou sobre os ensinamentos aprendidos com o Arcebispo. “Aprendemos muito quando observamos Dom Airton. […] Faça sol ou chuva, frio ou calor, ele está ali: lado a lado com o povo, todos juntos com Jesus. Nesse dia, que o senhor Arcebispo completa mais um ano de vida, a nossa Arquidiocese rede graças a Deus pela sua vida”, disse.

Após a Santa Missa, uma pequena confraternização encerrou as comemorações pelo aniversário de Dom Airton.

Fotos: Pascom da Catedral