segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Missa em ação de graças marca os 19 anos de ordenação episcopal de Dom Airton

06 de março de 2021 Arquidiocese

No último dia 02 de março, foi celebrada, no Seminário Arquidiocesano São José, missa em ação de graças pelos 19 anos de ministério episcopal do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. À ocasião, contou com a presença de padres formadores e seminaristas das comunidades do Propedêutico e Teologia.

Confira a mensagem preparadas pelos seminaristas em homenagem aos 19 anos de ordenação episcopal de Dom Airton: 

 

“Juravit Dominus, et non paenitebit eum: Tu es sacerdos in aeternum, secundum ordinem Melchisedech.” (Hb 5, 6)

Exmo. e Revmo. Sr. Dom Airton José dos Santos, nosso tão estimado Arcebispo Metropolitano, Paz e Bem da Parte de Nosso Senhor Jesus Cristo; e Parabéns! 

Nossas comunidades da Teologia e do Propedêutico o saúdam nesse dia em que fazemos memória de sua ordenação para a plenitude do ministério sacerdotal da Igreja – o Terceiro Grau da Ordem – e lhe oferecemos os melhores votos de felicitações.

Percebemos o quão difícil é exercer o múnus de ministro ordenado no mundo de hoje e, de certo modo, imaginamos também as dificuldades em orientar uma Arquidiocese, por mercê de Deus e da Santa Sé, como sucessor dos apóstolos; tudo isso, especialmente nos dias de hoje, com suas luzes e sombras, numa realidade marcada por esta pandemia. Porém, nosso próprio Senhor Jesus Cristo disse que “quem faz pouca conta de sua vida nesse mundo conservá-la-á para a vida eterna (cf. Jo 2, 25b)”.

Desse modo, rezamos incansavelmente por vossa excelência, confiando que o Bom Pastor sempre protegerá seu ministério ordenado. Que seja um perene exercício de humildade, com disponibilidade para fazer a vontade de Deus, no tríplice múnus episcopal de ensinar, santificar e governar o povo confiado; conduzindo todos a Cristo com diligência e afeto em tudo aquilo que faz, na reta fé católica, não apenas com palavras, mas com o labor de toda a sua vida.

Como nos diz o trecho que encabeça essa mensagem, “o Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente”. D. Airton, Deus o constituiu sacerdote segundo o seu Sagrado Coração; Ele próprio o confiou esta missão, pois “ninguém pode atribuir a si mesmo essa honra, se não for chamado por Deus” (Hb 5, 5). E por tudo isso, nós agradecemos.  

Concluindo aqui o uso das palavras, gostaria de, com sua licença, rogar a bênção de Deus ao senhor: que Deus o abençoe! Que Ele abençoe sua vida e ministério, para que seu pastoreio nesta porção do povo de Deus ao senhor confiada permaneça fecundo e para que o senhor seja feliz! Que Nossa Senhora da Assunção e São José, padroeiros de nossa Arquidiocese, intercedam a Deus por sua vida e vocação. Uma cordial saudação, de nossas comunidades formativas. 

À vossa excelência, Ad multos annos!

* Com a colaboração e imagens da Equipe de Comunicação do Seminário Arquidiocesano São José

Agenda