sábado

, 25 de maio de 2024

Missa em memória de Dom Luciano e Dom Geraldo marcam o encerramento da 6ª Semana Acadêmica

30 de agosto de 2023 Arquidiocese

Recordando os 17 anos da Páscoa de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, “o santo bispo de Mariana”, e o 30º dia do falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, aconteceu no último sábado, 26 de agosto, a conclusão da 6ª Semana Acadêmica Dom Luciano. O encerramento foi realizado na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção em Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

A celebração contou com a presença de alguns padres, como o Diretor da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), Padre Edmar José da Silva, e o Diretor Acadêmico, Padre Edvaldo Antônio de Melo. Ainda, seminaristas do Seminário São José e fiéis da cidade de Mariana também estiveram presentes.

Ao final da celebração, os presentes foram à Cripta Arquidiocesana rezarem e prestarem suas homenagens aos ex-Arcebispos de Mariana. Dessa forma, encerrou a programação da Semana acadêmica que, sem dúvida, contribuiu significativamente para o enobrecimento da pessoa e do testemunho tão autêntico do Servo de Deus.

Para o seminarista Carlos Chaves, “visivelmente, a Semana Dom Luciano, nesta sua 6ª edição, trouxe à baila, enaltecendo de forma providencial, o legado de proximidade, amor ao próximo, doação e serviço junto aos mais sofredores do servo de Deus Dom Luciano. Conforme ele próprio disse: ‘é preciso fazer a experiência da vida dos sofredores, sem a qual não pode ser consagrado a Deus’. Eis, portanto, um dos ensinamentos mais humanizadores e urgentes para os nossos dias”.

Texto: Carlos Chaves

Fotos: Caio Amora