sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Missa marca as comemorações dos 4 anos do pastoreio de Dom Airton na Arquidiocese de Mariana

24 de junho de 2022 Arquidiocese

Nesta quinta-feira, 23 de junho, quando a Igreja celebrou a Solenidade da Natividade de São João Batista, a Arquidiocese de Mariana comemorou os quatro anos do pastoreio do seu sexto Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos. Marcando a data, foi realizada uma missa em Ação de Graças na Igreja e Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG).

A Celebração Eucarística, que também foi transmitida pela página do Facebook da Arquidiocese, contou com a presença de sacerdotes religiosos e do Clero Marianense, dos seminaristas da Etapa do Discipulado/Comunidade de Filosofia e fiéis leigos. Ainda, familiares de Dom Airton também estiveram presente para festejar essa data importante com ele.

Significado

Durante a homilia, que foi pregada pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, recordou-se que a liturgia da Igreja, através do Cerimonial dos Bispos, prescreve que na vida de uma (Arqui)diocese determinadas datas devem ser comemoradas com um destaque especial, sendo a de posse canônica do seu Pastor uma delas.

“O objetivo desta concelebração festiva não é o de prestar uma homenagem apenas, mas, principalmente, fazer desse dia, um dia especial de orações por nosso Arcebispo, rogando a Deus que renove e aumente suas forças, seus dons e sua disposição de pastorear esta porção do Povo de Deus confiada ao seu cuidado”, disse Monsenhor Luiz Antônio.

Monsenhor Luiz Antônio durante a homilia

Recordando que o início do pastoreio de Dom Airton na Arquidiocese de Mariana coincidiu com a comemoração de São João Batista, o pregador ainda enfatizou que, assim como São João Batista foi o precursor de Jesus Cristo, lançando luzes sobre as vocações e missões, à semelhança do apóstolo, o Bispo também é o anunciador de Nosso Senhor. “[É] encarregado de manifestá-Lo ao mundo e de preparar os corações para recebe-Lo”, afirmou.

Por fim, Monsenhor Luiz Antônio destacou que o Bispo, no dia da sua ordenação episcopal, é agraciado com graças especiais por meio da oração consecratória, ao ter a sua cabeça ungida e ao receber o báculo.

Homenagens

Familiares de Dom Airton participaram da Santa Missa

Para o irmão de Dom Airton, o senhor Roque José dos Santos, participar desse momento foi muito gratificante. “Eu estive aqui, em Mariana, na sua posse canônica e depois não voltei mais. Hoje, é a segunda vez que estamos aqui: minha esposa, minha irmã e eu. Para gente é muito gratificante e, ao mesmo tempo, é um compromisso que a gente tem de a cada dia que passa, a cada ano, de rezar na intenção dele, de toda Arquidiocese, de todos os padres que o acompanha e o ajuda”, disse.

Além disso, ele também pontuou que a data inspira responsabilidade. “Como irmão, apesar de estarmos distantes, participar do ministério e orar na intenção dele”, frisou.

Ao final da Santa Missa, o Arcebispo Metropolitano recebeu homenagens por parte dos fiéis da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, especialmente, da leiga Sueli Souza Soares que escreveu e recitou um poema sobre ele.

Leia na íntegra:

Gratidão, Senhor,

Quatro anos de amor.

Falar de Dom Airton

Nos reporta à Praça da Sé,

Quando aqui ele chegou

Cultivando nossa fé.

Nosso coração se alegrou

Abraçando-o com amor,

Ao tornar-se nosso Pastor.

Ao anunciar Jesus,

Neste encanto de luz,

Fez-nos mais fervorosos.

E do próximo, em um laço,

Acolhedores amorosos,

Pois senta conosco,

Até para rezar o terço.

Neste sentido,

O tempo passou

E nosso coração

Não se aquietou.

Convidou-nos ao perdão,

A construir a paz na alegria,

Dia a dia com Maria.

Recordo o soar de sua voz

Em nossos corações

Dizendo-nos veloz:

Sejam sempre bênçãos

Na vida das pessoas

E nunca pedra de tropeço

Em suas mãos.

Vale dizer que este pedido

Nos animou a amar a Deus

servindo e amando o irmão

Com verdadeira paixão

Sendo paciente e cordial

Pois esta profunda calma

Aquece a nossa alma.

Gratidão, Senhor,

Pelos quatro anos de amor.

 

Sueli Souza Soares – Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG)

Aniversário

Já neste sábado, 25 de junho, Dom Airton celebrar às 19h, na Igreja Nossa Senhora dos Anjos, em Mariana (MG), uma missa em Ação de Graças pelo seu aniversário natalício.

Confira outras fotos AQUI

Veja também:

Em entrevista, Dom Airton fala sobre os quatro anos na Arquidiocese de Mariana

Agenda