segunda-feira

, 11 de dezembro de 2023

Missa marca o 60º aniversário do Colégio Nossa Senhora da Piedade, em Congonhas (MG)

04 de março de 2023 Arquidiocese

Foi realizada na quarta-feira, 1º de março, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG), a missa comemorativa aos 60 anos do Colégio Nossa Senhora da Piedade.

Celebrada na presença de autoridades educacionais, docentes, alunos e um expressivo número de pessoas, o momento de bênçãos foi marcado por religiosidade, cultura e reafirmou a história de sucesso da instituição. 

A missa foi presidida pelo Padre Paulo Barbosa, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o qual destacou a importância da escola, enquanto centro de transmissão do saber. 

“O Colégio Piedade tem, atualmente, cerca de 700 alunos e conta uma  educação de qualidade com integralidade, e também com aquela preocupação Cristã Católica, educando para enfrentar a realidade do presente, com formação ambiental, humana e o senso crítico da realidade”, destacou o Pároco. 

Foto: Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Padre Paulo Barbosa ainda parabenizou todos os colaboradores e alunos do Colégio Piedade. 

“Nossos parabéns aos professores, educadores e educandos, para que levem a frente essa missão de educar com amor, respeito, valorizando também a fraternidade”, apontou. 

Conheça a história do Colégio Nossa Senhora da Piedade: 

Informações retiradas do site cnsp.redepiedade.com.br

O Colégio possui uma longa história desde sua fundação.

Em 1963, precisamente ao 18º dia de fevereiro, chegaram a Congonhas (MG), cidade natal de Dom Silvério Gomes Pimenta, as primeiras Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, para plantar na cidade dos profetas, esta escola que há 57 anos educa com amor a infância e a juventude congonhense.

Foram elas: Irmã Maria Suzana e Irmã de Jesus Crucificado.

O Colégio teve, inicialmente, o nome de Instituto Nossa Senhora da Piedade e foi inaugurado em 1º de março de 1963, numa casa ao lado da Igreja São José, a Rua Bom Jesus, 91. Em seguida, o Colégio se instalou num majestoso prédio no Bairro Matriz, na Praça Dom Silvério, 28, no alto da colina.

O Instituto Nossa Senhora da Piedade começou a funcionar no dia 04 de março de 1963, com o pré-escolar e o 1º ano. Foram 200 alunos matriculados e a primeira entrega de diplomas aconteceu em 01 de dezembro de 1963 na Rádio Congonhas, sendo oradora da turma Maria da Conceição Junqueira.

Em março de 1967, começa a funcionar o curso normal e em 27 de março de 1974 houve a aprovação do Curso Técnico em Secretariado, que teve excelente repercussão na comunidade e cidades vizinhas, formando ótimos profissionais para as empresas da região. Atualmente, no Colégio Nossa Senhora da Piedade funcionam os cursos de: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.