sábado

, 27 de abril de 2024

Missa marca o encerramento do primeiro semestre formativo da Etapa do Discipulado

29 de junho de 2020 Arquidiocese

Uma celebração eucarística em ação de graças pelo encerramento das atividades formativas do primeiro semestre da etapa do discipulado do Seminário São José, bem como pelo encerramento do período letivo da Faculdade Dom Luciano Mendes, foi realizada na última sexta-feira (26). 

Presidida pelo diretor da comunidade formativa do discipulado, padre Euder Daniane Canuto, a celebração foi transmitida pelas mídias digitais e contou ainda com a presença do padre Edvaldo Antônio de Melo, coordenador do curso de filosofia da FDLM, e do padre José Geraldo Coura, responsável pela dimensão pastoral do seminário e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Cachoeira do Brumado.

Durante a homilia, padre Euder destacou que a experiência de estar em casa e manter o processo formativo é um desafio que exige de todos o esforço de continuar em comunhão com o mestre Jesus, que os chama a estar com Ele e quer os conduzir à santidade. Recordando a memória de São José Maria Escrivá, o padre lembrou que todos devem ansiar pela santidade, o que não significa ser perfeccionista. Ele ainda motivou os seminaristas a responderem à vocação buscando a santidade na vida concreta, fazendo deste período em casa uma oportunidade de encontro com Deus, consigo e com os irmãos.

 Em sua fala, padre Edvaldo trouxe três palavras para contribuir com a reflexão. A primeira é a gratidão a Deus que os proporciona a força necessária para enfrentar as adversidades na travessia deste tempo. Ele lembrou também a fraternidade expressa pela meditação fraterna, na ajuda mútua e colaboração entre todos os seminaristas, alunos e professores. Por fim, a última palavra foi à esperança, que permite seguir adiante certos de que Deus caminha com eles e, justamente por isso, conseguiram cumprir as metas propostas.

Padre José Geraldo, padre Juca, também deixou registrado que eles só poderão caminhar e superar os desafios que são impostos mediante a fé. “A fé, não só expressa o desejo do coração, como também traz alento e permite alcançar, com humildade e confiança, a graça de Deus”.

Ao final da celebração, como de costume, os seminaristas deixaram uma mensagem de agradecimento acompanhada do hino de louvor Te Deum. Em nome de toda a comunidade formativa o seminarista Carlos Henrique Chaves, do segundo ano de filosofia, enfatizou que é na certeza da presença de Deus e por meio da oração sincera que somos amparados e fortalecidos. Certos de que a experiência do discipulado é uma oportunidade de sermos formados no segmento ao Senhor, onde quer que estejamos, assim como Maria a discípula por excelência, permaneceremos unidos em preces durante o período de férias.

Colaborou: seminarista Bruno Garcia do segundo ano de Filosofia

Agenda